1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Atletas exaltam Neymar, mas o veem como substituível

PAULO FAVERO - Enviado especial a Fortaleza - Agência Estado

05 Julho 2014 | 12h 32

Para o atacante Bernard, que disputa a vaga com William ou mesmo Luiz Gustavo, acredita que escolhido responderá chance à altura 

A lesão de Neymar, sofrida no jogo diante da Colômbia, na última sexta-feira, em Fortaleza, pegou os jogadores da seleção brasileira de surpresa, mas eles sabem que o grupo precisará mostrar força para não deixar que o abatimento tome conta da delegação na continuidade da Copa do Mundo. O atacante Bernard reforça o quanto o jogador é importante, mas acha que o elenco pode suprir a ausência de sua estrela maior.

"O Neymar é um jogador importante dentro das quatro linhas e fora delas também. A gente sabe que um atleta fica triste quando se lesiona e é uma dificuldade para a gente, pois é um jogador que é diferente sim. Mas eu falo que não só o Neymar, mas nenhum jogador no planeta é insubstituível. Claro que ele é muito importante para a gente, sabemos disso, e esperamos que ele possa se recuperar, não só pelo futebol, mas pela saúde dele também", diz Bernard.

O jogador não sabe se ganhará a vaga na equipe com a ausência do craque, pois Felipão pode optar por colocar um meio-campista, como William ou o próprio Luiz Gustavo, mantendo Paulinho e Fernandinho no time titular, mas acha que o técnico vai decidir com calma nos próximos dias. "Tenho certeza de que quem o Felipão escolher para substituir Neymar vai poder corresponder à altura e vai poder ajudar a seleção da melhor maneira possível", explica.

Bernard não fez nenhuma partida como titular nessa Copa e, quando entrou, teve atuação regular. Ele tem plena consciência de que o jogador que for colocado no lugar de Neymar sofrerá uma pressão extra justamente por substituir o craque da equipe. Mas ele admite que vai trabalhar para corresponder às expectativas. "Estou preparado caso a oportunidade apareça. Eu sei a responsabilidade que é jogar uma semifinal de Copa do Mundo", afirma.

O atacante Fred também sentirá a ausência de Neymar na frente. O camisa 10 é um dos principais articuladores das jogadas ofensivas da equipe e, sem ele, Fred terá de contar com a ajuda de outros companheiros na criação das jogadas. Ainda mais diante de um rival complicado. "É hora boa de manter essa pegada. Vamos fazer de tudo para ganhar dessa Alemanha, porque estamos jogando em casa, estamos encontrando o caminho e nosso objetivo é a final no Maracanã. Vamos fazer de tudo para chegar até lá", avisa.

Para o centroavante, o Brasil fez um primeiro tempo perfeito diante da Colômbia, mas caiu de produção na etapa final. "Saímos da nossa simplicidade no futebol e acabamos perdendo algumas bolas. Com isso, a equipe deles começou a sair no contra-ataque, foi ganhando moral, sofremos o primeiro gol, quase tomamos o segundo, e foi sofrimento até o final, como está sendo com todas as outras seleções", explica.

O jogador acha que nos próximos dias o técnico Felipão terá tempo para acertar o time e encontrar um substituto para Neymar. "Temos de corrigir isso, pois a Alemanha será o adversário com mais qualidade que enfrentamos até agora na Copa", lembra. O volante Luiz Gustavo sabe bem disso. Ele atua no Wolfsburg, da Alemanha, e conhece de perto o adversário da semifinal.

Para o meio-campista, que volta ao time após cumprir suspensão contra a Colômbia, o adversário será bem complicado. "Joguei muito tempo com alguns atletas da Alemanha, conheço praticamente todos que já atuaram no futebol alemão, e posso dizer que é uma equipe boa. Mas não poderia ser diferente, pois semifinal de Copa do Mundo é só time bom. Dentro de campo todo mundo quer ganhar e vamos em busca de nosso objetivo, que é chegar à final."

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo