Publicidade

Barcelona e Real Madrid é marcado por brigas e provocações

Entre encontrões em Messi e empurrões de Cristiano Ronaldo, lance mais polêmico envolveu José Mourinho e o falecido Tito Vilanova

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Poucos clássicos representam tanto o sentimento dos torcedores quanto Real Madrid e Barcelona. De um lado, os ricos merengues que além de títulos desejam ver o clube com os melhores jogadores do mundo. Do outro, fãs que acreditam que o clube representa não apenas um sentimento de rivalidade esportiva, mas também de superioridade étnica (Catalunha) num grito de liberdade. Visto como um dos maiores jogos do mundo, o El Clasico também vê esses sentimentos representados em campo na figura dos jogadores, que em certos momentos, apelam à violência para vencer.

Principal jogador do Barcelona e eleito quatro vezes o melhor do mundo, Lionel Messi costuma ser o jogador mais caçado pelos madrilenhos. Mesmo que a fama de zagueiro violento seja de Pepe, seu companheiro Sergio Ramos é um dos defensores que chegam firmes nas divididas, e possui histórico de cartões amarelos e vermelhos, além de empurrões. Sergio Ramos não é da turma do 'deixa disso'.

Melhor jogador do mundo da atualidade, Cristiano Ronaldo também costuma ser marcado de perto por jogadores como Sergio Busquets, Gerard Piqué e Javier Mascherano. O lance de briga mais emblemático envolvendo o português ocorreu na histórica goleada que o Real Madrid sofreu por 5 a 0. Na partida, jogada no Camp Nou em 2010, o atacante, irritado com o placar, deu uma espécie de empurrão em Pep Guardiola após entender que o treinador catalão estava retardando a cobrança de um lateral a favor do Real Madrid. Irritado, o goleiro Victor Valdés saiu de sua meta e foi tirar satisfação com o camisa 7 merengue.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.