Publicidade

Barcelona conta sua história em filme com Cruijff, Messi e Neymar

Produção mostra estilo de jogo que consagrou time da Catalunha

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Será lançado na próxima sexta-feira, dia 9, o filme Barça Dreams, sobre a história do Barcelona, dirigido por Jordi Llompart e produzido pelo bicampeão mundial de moto GP e torcedor do time catalão Jorge Lorenzo.

PUBLICIDADE

O atacante Gary Lineker, que jogou pelos catalães no final da década de 80, diz no trailer: “Eu tive a sensação de que o clube é quase uma representação da Catalunha contra o resto da Espanha, em particular o Real Madrid de Franco.” 

Depois do fim da Guerra Civil Espanhola, com o apoio de Adolf Hitler, o General Francisco Franco subiu ao poder em 1938 para ficar até 1973. A tirania do líder fascista acirrou o nacionalismo de populações que até hoje habitam o território espanhol, como bascos e catalães.

O Barcelona já tinha, desde antes da ditadura, um forte simbolismo identitário da Catalunha, tendo por exemplo escrito seus estatutos no idioma catalão em 1921, apesar dele não ser oficialmente reconhecido. Depois de muito tempo do terror da ditadura franquista, e ainda faltando cinco anos para que ela acabasse, o então presidente do Barça, Narcís de Carreras, pronunciou durante um discurso o slogan “mais que um clube”, que persiste desde 1968.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.