1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Brasil conta com 'jogadores espiões' para pegar Croácia

Leandro Silveira - Agência Estado

08 Junho 2014 | 12h 16

Atuando no futebol internacional, brasileiros já conhecem as armas de alguns adversários do primeiro confronto na Copa

Adversária da seleção brasileira na partida de abertura da Copa do Mundo, a Croácia vem sendo dissecada pela comissão técnica, dirigida por Luiz Felipe Scolari, para evitar qualquer surpresa na próxima quinta-feira, no Itaquerão, em São Paulo, mas também está tendo seu trabalho facilitado pela presença de vários "espiões" no grupo de 23 jogadores convocados por ele.

A lista é extensa e reflete a globalização do futebol. O volante Luiz Gustavo atua ao lado do meia Ivan Perisic e do atacante Ivica Olic no alemão Wolfsburg, o lateral-esquerdo Marcelo é companheiro do meia Luka Modric no Real Madrid, o lateral-direito Darijo Srna e o atacante Eduardo jogam com o meia-atacante Bernard no ucraniano Shakhtar Donetsk, o centroavante Mario Mandzukic atua com o zagueiro Dante no Bayern de Munique e o meia Mateo Kovacic joga com Hernanes na Inter de Milão.

Fabio Motta/Estadão
Dante atua com o croata Mario Mandzukic no Bayern de Munique

Entre eles, os jogadores convocados por Felipão dialogam sobre as características dos próximos adversários da seleção, como revelou Dante. "A gente conversa sobre a Croácia. O Marcelo sempre fala que o Modric, um jogador de muita qualidade, faz a virada de jogo rápida. O Luiz Gustavo já disse algo parecido do Perisic, da sua velocidade e que joga com as duas pernas", comentou.

Dante, inclusive, comemorou a ausência de Mandzukic, suspenso, na partida de abertura da Copa. "Mandzukic vai fazer falta, é um jogador difícil de ser substituído, goleador. Mas o substituto, que deve ser o Jelavic ou o Olic, têm muita qualidade. Eles têm grandes jogadores na frente, como o Rakitic e o Perisic, e temos que tomar cuidado, pois eles são muito bons ofensivamente", disse o zagueiro do Bayern.

Hoje no Manchester City, o volante Fernandinho já atuou ao lado de vários dos jogadores chamados pelo técnico Niko Kovac para defender a Croácia na Copa. E ele destacou a necessidade de a seleção não se descuidar de Srna e Eduardo.

"Tenho três amigos na seleção da Croácia, o Srna, o Sammir e o Eduardo. São três jogadores muito bons, mas dou mais destaque para o Dario (Srna), ele apoia muito. O Eduardo é um finalizador nato, não perde chance, não bobeia. O Sammir tem muita história no Dinamo Zagreb e agora conseguiu a chance de jogar a Copa. Temos que ter muita atenção e cuidado", afirmou.

Mas, claro, o estudo da seleção da Croácia não passa apenas pelas observações pessoais dos jogadores. Até por isso, Alexandre Gallo, coordenador das divisões de base da seleção brasileira e olheiro de Felipão, esteve em Salvador na última sexta-feira e assistiu a vitória da Croácia por 1 a 0 sobre a Austrália, em amistoso de preparação para a Copa. Tudo para o Brasil ter êxito no jogo de abertura do Mundial.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo