1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Brasil registra 290 projetos ligados à realização da Copa do Mundo

O Estado de S.Paulo

04 Março 2014 | 05h 08

Além dos 12 estádios, são obras de mobilidade urbana, aeroportos e ações de segurança pública

SÃO PAULO - Pela Matriz de Responsabilidades, há 290 intervenções ligadas à Copa do Mundo. A parte mais visível são as 12 arenas, estejam em operação ou em construção. Mas há projetos nas mais variadas áreas. Apenas de mobilidade urbana são 41obras. Outras 29 estão relacionadas aos aeroportos, e seis com os portos. Há 42 projetos de segurança pública, 72 de telecomunicações e 90 na área do turismo, aí incluídos construção e ampliação de hotéis.

O setor de hospedagem, aliás, ainda preocupa, embora oficialmente todas as sedes garantam ter leitos suficientes para receber os visitantes – a estimativa é de que pelo menos 500 mil estrangeiros venham ao Brasil para o torneio. Por isso, ganhou força nas últimas semanas o programa "Cama e Café", que incentiva famílias a receberem torcedores em suas casas. Em Brasília, por exemplo, já há 370 residências cadastradas e outras 150 em fase de vistoria. Até quinta-feira, 40 reservas haviam sido feitas, 23 por torcedores colombianos.

O transporte dos torcedores durante a Copa não deve ser problema, pelo menos por ar. Isso porque em janeiro a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou 1.973 novos voos no período do Mundial.

Copa 2014