1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Brasil vai enfrentar Itália, México e Japão na Copa das Confederações

AE - Agência Estado

01 Dezembro 2012 | 12h 01

A outra chave terá Espanha, Uruguai, Taiti e um campeão africano ainda não definido

SÃO PAULO - A seleção brasileira enfrentará Itália, México e Japão na primeira fase da Copa das Confederações de 2013. Em sorteio realizado pela Fifa neste sábado, em São Paulo, foram definidos os dois grupos da competição que acontecerá no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho. Assim, a outra chave terá Espanha, Uruguai, Taiti e o campeão africano a ser definido em fevereiro.

Com o sorteio dos grupos, foi definido também o calendário dos jogos da Copa das Confederações. O Brasil estreia em 15 de junho, contra Japão, em Brasília. Depois, volta a jogar no dia 19, diante do México, em Fortaleza. E encerra sua participação na primeira fase no dia 22, quando enfrenta Itália em Salvador.

Já projetando as semifinais do torneio, o Brasil jogaria em 26 de junho em Belo Horizonte, caso termine na liderança do seu grupo, ou entraria em campo no dia 27 em Fortaleza, se for o segundo colocado da chave. E a grande final está marcada para 30 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio - no mesmo dia tem a disputa do terceiro lugar, em Salvador.

O sorteio realizado neste sábado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, reuniu os técnicos das sete seleções já confirmadas na Copa das Confederações: Luiz Felipe Scolari (Brasil), Oscar Tabarez (Uruguai), Cesare Prandelli (Itália), Vicente del Bosque (Itália), Eddy Etaeta (Taiti), Jose Manuel De La Torre (México) e Alberto Zaccheroni (Japão).

A presidente Dilma Rousseff também esteve no Anhembi para acompanhar o sorteio e fez um breve discurso, no qual disse que o Brasil tem "obrigação" de vencer a Copa das Confederações dentro e fora de campo. O evento ainda teve a participação da modelo Adriana Lima e do chef Alex Atala. E o ex-jogador Cafu, capitão do penta em 2002, apresentou a bola oficial do torneio.

Apresentado oficialmente na última quinta-feira pela CBF, para substituir o demitido Mano Menezes, Felipão representou a seleção brasileira no sorteio deste sábado. E já conheceu seus adversários na primeira competição que terá pela frente, um verdadeiro teste de fogo antes de encarar a disputa da Copa do Mundo de 2014, que também será no Brasil.

Como uma espécie de preparação para o desafio do ano seguinte, a Copa das Confederações acontecerá em seis das 12 sedes brasileiras do Mundial (Rio, Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte) e dará um total de US$ 20 milhões em prêmios, valor a ser dividido de acordo com a classificação final de cada equipe - só o campeão fatura US$ 4,1 milhões.

Até agora, já foram vendidos mais de 130 mil ingressos na primeira fase de comercialização para a Copa das Confederações, restrita aos donos do cartão de crédito Visa, um dos patrocinadores da competição. Na segunda-feira, a venda será aberta para todos os interessados, sempre através do site oficial da Fifa - a carga total do torneio é de 830 mil bilhetes.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo