1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Bravo chega e se diz 'orgulhoso' por atuar no Barcelona

AE - Agência Estado

07 Julho 2014 | 11h 14

Um dos destaques do Chile na Copa do Mundo, o goleiro Cláudio Bravo já tem uma casa nova após o bom desempenho no Brasil. Nesta segunda-feira ele foi apresentado como novo reforço do Barcelona, após ótima passagem pela Real Sociedad. Feliz por chegar a um dos principais clubes do futebol mundial, o chileno se disse orgulhoso com a oportunidade.

"Fico cheio de orgulho por estar aqui e fazer parte desta instituição. Quero agradecer ao Barcelona por ter confiado em mim. Todo mundo sempre aspira um momento assim", declarou em sua primeira entrevista coletiva no novo clube. "Chego com fome e vontade de fazer as coisas bem."

Bravo chega ao Barcelona como candidato a substituto de Victor Valdés, que preferiu não renovar o contrato com o time catalão. O antecessor do chileno escreveu seu nome na história do clube, onde atuou por 14 temporadas e fez parte de uma fase dourada e extremamente vitoriosa.

Nem isso, no entanto, parece assustar Bravo nesse novo desafio em sua carreira profissional. "Quando cheguei na Real Sociedad, o nome de Arconada - goleiro que atuou pela equipe de 1974 a 1989 e se tornou ídolo - aparecia em todas as partes. Agora chego a uma instituição que teve grandes goleiros com uma história tremenda. Para mim é um desafio."

Mas antes de pensar em substituir Valdés, Bravo precisa conquistar a titularidade. Ele terá a concorrência de um jovem goleiro, o alemão Marc-André ter Stegen, de apenas 22 anos, que despontou no Borussia Mönchengladbach. O clube catalão ainda conta no elenco com Jordi Masip, que se destacou no time B.

"Penso que nós três partimos do zero e que todos estamos aqui para o mesmo, para o bem do grupo. Por meu ponto de vista, fica a tranquilidade porque sei que me esforçarei ao máximo", disse o chileno, que garantiu que "em nenhuma equipe eu tive a vantagem de saber que seria o goleiro titular".