PUBLICIDADE

Publicidade

Candidato à presidência da Fifa, Tokyo Sexwale abandona o pleito

Após discurso de 15 minutos, cartola anuncia desistência

Por Jamil Chade e correspondente em Zurique
Atualização:

Depois de falar por 15 minutos diante dos delegados da Fifa, o candidato sul-africano Tokyo Sexwale anunciou que está abandonando a corrida para a eleição para o novo presidente da entidade nesta sexta-feira. A Fifa realiza nesta sexta sua votação e havia dado 15 minutos para cada um dos cinco candidatos apresentar seus programas. A estratégia foi a de apresentar listas de promessas e garantir que atenderiam cada um dos interesses das diferentes regiões. O europeu Gianni Infantino, por exemplo, prometeu medidas para manter jogadores na América do Sul e a construção de campos pela África.

Ele foi o único a arrancar aplausos, justamente quando falou de dinheiro. "Vamos distribuir o dinheiro da Fifa. Esse dinheiro é de vocês", declarou. Ele quer dar US$ 5 milhões para cada federação nacional.

Sul-africano Tokyo Sexwale decidiu abandonar a corrida eleitoral da Fifa Foto: Patrick B. Kraemer|EFE

Já Ali bin Hussein, da Jordânia, garantiu maior transparência, enquanto Salman al Khalifa do Bahrein sugeriu atender os interesses dos pequenos países. Sexwale, depois de arrancar risadas dos delegados e dizer que a crise ocorria por conta da escolha do Catar e Rússia como sedes do Mundial, optou por abandonar o processo. "Agora o problema é seu", disse às federações.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.