1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

CBF anuncia ampliação de visto temporário para estrangeiros

- Atualizado: 21 Março 2016 | 21h 16

Medida possibilita que documento tenha validade de cinco anos

A CBF anunciou nesta segunda-feira a ampliação de dois para cinco anos do visto temporário de trabalho para jogadores estrangeiros que atuam em clubes brasileiros. De acordo com a entidade, "os vínculos profissionais desses atletas com os times do Brasil podem ter maior duração e facilitar a gestão dos contratos".

A ampliação foi possível graças à Resolução Normativa Nº 121 do Conselho Nacional de Imigração, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira passada. Com a publicação, a medida tem validade imediata.

Argentino Centurión, do São Paulo, é um dos possíveis beneficiados com a medida
Argentino Centurión, do São Paulo, é um dos possíveis beneficiados com a medida

"A Lei Pelé (9615/98) já previa o contrato de cinco anos, mas os clubes estavam impedidos pelas normas de imigração. Com esse novo passo, é possível firmar contratos mais longos e ter mais segurança no planejamento do elenco. A resolução moderniza e equipara o nosso mercado de trabalho do futebol à situação dos outros grandes centros do mundo", afirmou o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Camargo.

Foi da iniciativa de Camargo que surgiu a mudança. Ele e os deputados federais Evandro Rogério Roman, também vice-presidente da FPF, e Marcelo Belinati apresentaram a proposta de alteração ao Conselho Nacional de Imigração, que acatou a sugestão e fez valer a mudança no Diário Oficial da União.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX