Chapecoense bate Vitória de virada e se garante na Série A para 2018

Um ano após a tragédia com seu voo, triunfo por 2 a 1 sobre o time baiano faz catarinenses chegarem a 47 pontos, oito a mais que rivais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em um ano sofrido e de reconstrução, a Chapecoense conseguiu garantir a permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O time catarinense recebeu nesta noite de quinta-feira o Vitória na Arena Condá, pela 35.ª rodada, e venceu por 2 a 1, atingindo a marca de 47 pontos. 

PUBLICIDADE

Com o resultado, a Chapecoense chega à nona colocação e pode até sonhar com uma vaga na Libertadores como objetivo para as três últimas rodadas. O Vitória, com 39 pontos, é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, ficando na frente da Ponte Preta apenas pelo saldo gols (-8 a -11 para os baianos). Os jogadores do time de Chapeco festejaram a façanha em uma temporada dura, muito emotiva por tudo o que aconteceu no voo da LaMia, em novembro passado. A Chape fez um campeonato de reconstrução, em todos os sentidos. E agora colhe o fruto desse trabalho e envolvimento.

+ TEMPO REAL - Confira a narração da partida

"É um momento de alívio, de realizações. A torcida pode gritar que está na Série A de 2018", afirmou Moisés Ribeiro, remanescente do time do ano passado. O atacante Túlio de Melo lembrou das  vítimas do acidente aéreo ocorrido há um ano. "Conseguimos cumprir a missão de deixar o time no mesmo patamar que eles deixaram", comentou. A emoção tomou conta de todos. Teve sabor de conquista, embora sua briga na tabela era apenas para se salvar do rebaixamento.

Jogadores da Chapecoense comemoram no vestiário após garantirem equipe na Série A em 2018 Foto: Reprodução/Twitter/ChapecoenseReal

Mesmo com muita chuva e gramado pesado em Chapecó, o jogo foi corrido no primeiro tempo e o Vitória saiu na frente aos 19 minutos com David. O goleiro Jandrei errou ao sair jogado e entregou a bola nos pés do atacante rubro-negro, que invadiu a área e bateu no canto esquerdo para abrir o placar.

A resposta da Chapecoense veio cinco minutos mais tarde. Reinaldo cobrou escanteio e o atacante Arthur Caike se antecipou à marcação e completou de cabeça na primeira trave para empatar a partida.

+ Palmeiras goleia o Sport e garante vaga na Libertadores

Publicidade

Na segunda etapa, o time da casa cresceu de rendimento e seguiu atacando em busca da virada. De tanto insistir, aos 32 minutos, Reinaldo cobrou falta, o goleiro Fernando Miguel espalmou e Túlio de Melo, de cabeça, marcou o segundo gol. A pressão continuou mesmo após o gol e por muito pouco Arthur Caike não marcou mais um. No minuto seguinte ao gol, ele aproveitou cruzamento de Apodi e cabeceou na trave.

O Vitória respondeu na mesma moeda e, na melhor chance que teve no segundo tempo, parou na trave. Patric cruzou e André Lima completou de cabeça para acertar o poste e perder a grande chance de evitar mais uma derrota do time baiano.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 36.ª rodada do Brasileiro. O Vitória recebe o Cruzeiro no Barradão, em Salvador, e a Chapecoense enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, em Goiânia.

FICHA TÉCNICA:

CHAPECOENSE 2 X 1 VITÓRIA

CHAPECOENSE - Jandrei; Apodi (Luiz Otávio), Douglas, Fabrício Bruno e Reinaldo; Amaral, Moisés Ribeiro, Luiz Antonio e Canteros (João Pedro); Arthur e Wellington Paulista (Túlio de Melo). Técnico: Gilson Kleina.

VITÓRIA - Fernando Miguel; Patric, Wallace Reis, Ramon e Geferson; Uillian Correia (René), José Welison (Alan Costa), Caíque Sá (André Lima) e Yago; David e Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.

Publicidade

GOLS - David, aos 19, e Arthur Caike, aos 24 minutos do primeiro tempo. Túlio de Melo, aos 32 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Anderson Daronco (Fifa/RS).

CARTÕES AMARELOS - Wellington Paulista (Chapecoense); Wallace Reis, Uillian Correia e Caíque Sá (Vitória).

RENDA - R$ 139.780,00.

PÚBLICO - 7.546 pessoas.

LOCAL - Arena Condá, em Chapecó (SC).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.