1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Chegada da seleção do Uruguai frustra torcida em Belo Horizonte

GONÇALO JUNIOR - Enviado especial a Belo Horizonte - O Estado de S. Paulo

09 Junho 2014 | 19h 10

A Celeste que foi campeã em 1930 e 1950, ficará em Sete Lagoas

A seleção uruguaia desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, no início da noite desta segunda-feira, mas seguiu o roteiro da maioria das delegações e frustrou uma dezena de torcedores que aguarda no saguão. O desembarque foi feito diretamente na pista, onde a equipe se dirigiu para o ônibus que levaria a delegação para Sete Lagoas (MG) para a fase final de treinamentos para a Copa do Mundo.

A frustração, por outro lado, não foi superada pela alegria. Uruguaios se relacionavam amistosamente com torcedores da Argentina, que também aguardavam a chegada da seleção de seu país. O desembarque argentino estava previsto para 19 horas.

O comerciante Ramón Patrón mostrava a sua empolgação por meio de uma buzina que apelidou de "caxirola celeste". O formato é bem diferente, mas o som é igualmente irritante. "Não é um instrumento uruguaio. É brasileiro. Mas fiz uma adaptação e virou uma caxirola celeste", disse o torcedor referindo-se ao instrumento criado pelo cantor Carlinhos Brown para ser moda na Copa, mas que acabou vetado pela Fifa. Em um clássico entre Bahia e Vitória, o instrumento foi atirado ao gramado pelos torcedores do Vitória para protestar contra a derrota.

Victor R. Caivano/AP
Seleção uruguaia estreia na Copa contra a Costa Rica no próximo sábado

Ramón chegou ao Brasil no último domingo, direto da cidade de Maldonado, e comprou ingressos para os três jogos da primeira fase. O Uruguai está no Grupo D e vai enfrentar Costa Rica, Inglaterra e Itália. A frustração dos uruguaios poderá ser compensada no treino aberto público que o treinador Óscar Tabárez comandará na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, nesta terça.

Copa 2014