1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Clássicos, Bolt no Rio e Federer movimentam o fim de semana esportivo

O Estado de S. Paulo

17 Agosto 2014 | 22h 17

Ainda: Brasil é derrotado pelos EUA no basquete, enquanto Rubens Barrichello vence novamente na Stock Car; Premier League começa

Após dois anos sem títulos de expressão, Roger Federer voltou a vencer o Masters 1000 de Cincinnati, o sexto na história do suíço que também conquistou o 80º troféu da carreira. Mas não foi apenas Federer que comemorou no fim de semana. Na Stock Car, Rubens Barrichello venceu novamente, agora em Cacacavel. Nos gramados, derrota de Palmeiras e Fluminense nos clássicos estaduais e retorno do Cruzeiro à liderança após um fim de sábado em segundo. Confira o resumo esportivo.

CHOQUE-REI

No Pacaembu, o São Paulo bateu o Palmeiras por 2 a 1, com um gol de Alexandre Pato e outro de Alan Kardec, no reencontro com a torcida alviverde, que não poupou as vaias. Juntamente com a derrota, os resultados da 15.ª rodada do Brasileirão jogaram a equipe comandada por Ricardo Gareca para a zona de rebaixamento. Henrique descontou para o Palmeiras de pênalti.

No fim, São Paulo derrota Palmeiras
José Patrício/Estadão

A falta de faro do ataque palmeirense foi o fator decisivo na vitória do São Paulo, no clássico; Venceu a equipe em que os atacantes perderam menos chances

SANTOS

Fora de casa, o Santos não conseguiu se encontrar em campo e acabou derrotado pelo Cruzeiro, por 3 a 0, com gol discutível de Marcelo Moreno e outros dois de Ricardo Goulart e Júlio Baptista. Assim, o time mineiro reassumiu a liderança do campeonato, com 33 pontos.

CORINTHIANS

Na estreia de Gilson Kleina, o Bahia conseguiu o empate diante do Corinthians, ficando no 1 a 1. Kieza abriu o placar para a equipe baiana, mas Gil igualou o marcador logo em seguida. A equipe de Mano Menezes é a terceira colocada, com 28 pontos.

OUTROS JOGOS

Diante de 30 mil torcedores, o Botafogo bateu o Fluminense por 2 a 0, no Mané Garrincha. Fred comprovou a má fase ao perder pênalti no fim. Já o Flamengo venceu o lanterna Coritiba por 1 a 0, gol de Éverton, e finalmente deixou a zona de rebaixamento. Além de Corinthians e Bahia, Vitória e Chapecoense, Sport e Atlético-PR e Figueirense e Atlético-MG empataram, em 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente. Na estreia de Felipão na Arena, o Grêmio não teve problemas para derrotar o Criciúma por 2 a 0, enquanto seu rival fez 1 a 0 no Goiás e encostou no líder.

INGLATERRA

O final de semana foi marcado pelo início do Campeonato Inglês. E o torneio começou assim como terminou a sua última edição, com o Manchester City na ponta. A equipe de Manuel Pellegrini venceu o Newcastle por 2 a 0 fora de casa, com gols de David Silva e Sergio Aguero e, no saldo de gols, é o líder da tabela.

Quem também venceu, mas com sofrimento, foram Arsenal e Liverpool, que bateram, respectivamente, Crystal Palace e Southampton por 2 a 1 graças a gols nos minutos finais. Já o Manchester United, que começou a temporada cheio de expectativas por causa da chegada do técnico Louis Van Gaal, decepcionou seus torcedores e, dentro de casa, perdeu do Swansea também pelo placar de 2 a 1. O Chelsea, outro candidato ao título, faz a sua estreia no campeonato nesta segunda-feira, em partida contra o recém-promovido Burnley.

Abertura do Campeonato Inglês
Jon Super/AP

Mesmo comandado pelo holandês Louis van Gaal, o Manchester United não obteve êxito e foi derrotado na primeira rodada do Campeonato Inglês.

ALEMANHA

No futebol alemão, nenhuma novidade. Os poderosos Bayern de Munique e Borussia Dortmund golearam e avançaram de fase na Copa da Alemanha. O resultado que mais chamou atenção no país foi a incrível vitória do Hoffenhein sobre o desconhecido Uhlenhorster por 9 a 0, com direito a cinco gols do atacante Sven Schipplock.

FRANÇA

Os brasileiros foram os protagonistas da segunda rodada do Campeonato Francês. Lucas marcou o primeiro gol do Paris Saint-Germain na vitória por 2 a 0 sobre o Bastia, no jogo que marcou a estreia oficial do zagueiro David Luiz. Após o jogo, Brandão, atacante com passagem pelo Cruzeiro, acertou uma cabeçada em Thiago Motta e gerou confusão na entrada dos vestiários.

MOTOGP

Coube ao espanhol Dani Pedrosa acabar com a sequência de vitórias de Marc Márquez, que ganhou as 10 primeiras corridas deste ano. O italiano Valentino Rossi chegou na terceira posição e pôde comemorar no pódio o recorde de 245 provas disputadas na MotoGP, igualado o recorde do brasileiro Alexandre Barros. Mesmo com o resultado, Márquez continua na liderança com 263 pontos, 77 a mais do que o segundo colocado Pedrosa.

ATLETISMO

Mesmo largando mal, o jamaicano Usain Bolt não teve dificuldades para vencer a disputa dos 100 metros no Desafio Mano a Mano, realizado em uma pista montada na praia do Leme, no Rio de Janeiro. Na terceira posição, Jefferson Lucindo foi o melhor brasileiro na disputa.

STOCK CAR

Após vencer a Corrida do Milhão, Rubens Barrichello chegou ao posto mais alto do pódio pela segunda vez neste domingo em Cascavel. O ex-piloto da Fórmula 1 ganhou a bateria mais longa no circuito do interior paranaense, enquanto Marcos Gomes faturou a segunda prova do dia.

TÊNIS

A norte-americana Serena Williams conquistou um dos poucos títulos que lhe faltava em sua vitoriosa carreira. Em apenas 1h02min de partida, a número 1 do ranking bateu a embalada Ana Ivanovic por 6/1 e 6/4 para levantar a taça em Cincinnati. No masculino, Roger Federer precisou de três sets para vencer David Ferrer e levantar o 80.º título da carreira, sendo o 22.º em Masters 1.000.

Federer e Serena são campeões nos EUA
Al Behrman/AP

Após ser vice no Masters 1.000 de TOronto na semana passada, o suíço Roger Federer enfim pôde comemorar o 80.º título da carreira.

VÔLEI

A seleção brasileira feminina de vôlei terminou a sua participação na fase de classificação do Grand Prix com uma campanha perfeita. Classificada antecipadamente para as finais, a equipe assegurou mais um resultado positivo neste domingo ao derrotar a Tailândia por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/18 e 25/17, em 1 hora e 16 minutos, no Indoor Stadium Huamark, em Bangcoc, pelo Grupo G do torneio.

BASQUETE

Com um tom sereno e poucas alterações na voz, Nenê foi direto, sem papas na língua, em entrevista ao Estado, concedida antes do embarque para os EUA e, em seguida, à Europa para disputar o torneio que começa no dia 30 de agosto. Em quadra, a seleção brasileira de basquete masculino mostrou neste sábado que tem condições de fazer uma boa campanha no Mundial da Espanha, que começará no próximo dia 30. Em um amistoso na cidade de Chicago, o time comandado pelo técnico argentino Rubén Magnano fez um jogo duro contra a forte equipe dos Estados Unidos e perdeu por 95 a 78 (45 a 37 no primeiro tempo), mas com a vantagem no placar aumentada apenas nos minutos finais.

A carreira de Nenê
Otávio Magalhães/AE

Nenê nasceu em São Carlos e começou sua carreira jogando pelo Vasco, onde foi campeão brasileiro em 2001

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

O Brasil conquistou neste domingo a sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China, e ela veio da natação. Na disputa do revezamento 4x100 metros livre misto, o quarteto formado por Matheus Santana, Luiz Altamir Melo, Nathalia de Luccas e Giovana Diamante garantiu a medalha de prata ao ficar na segunda colocação.