1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Com dores musculares, Robben fica fora do treino holandês

Sergio Torres, Ronaldo Lincoln Jr. - O Estado de S. Paulo

19 Junho 2014 | 17h 49

Além da possível ausência do camisa 11, Louis Van Gaal não poderá contar com Robin Van Persie suspenso

Sem o capitão Robin van Persie, suspenso, o treinador Louis van Gaal preocupa-se agora com o estado do outro astro da seleção holandesa. Com três gols marcados na Copa (como Van Persie), o meia-atacante Arjen Robben queixou-se de dores musculares e não participou do treino com os demais jogadores do grupo nesta quinta-feira no Rio.

Van Gaal quer acabar em primeiro lugar no Grupo B, de modo a escapar de um eventual confronto com o Brasil, que, acredita ele, terminará na liderança do Grupo A. O técnico holandês já disse a auxiliares que acredita que a seleção brasileira chegará à frente de Croácia e México, as equipes que também disputam a classificação. Assim, quer a ponta da chave para ter um jogo teoricamente mais fraco nas oitavas de final.

Robben, de 30 anos, chegou a acompanhar os companheiros ao campo de treinamento da Holanda, na Gávea, zona sul do Rio. Mas não foi ao campo. No geral, foi um treino bastante leve, de 30 minutos, para os atletas que atuaram na difícil vitória por 3 a 2 sobre a Austrália, na véspera, em Porto Alegre. Já os reservas foram bastante exigidos pelos preparadores.

Koen Van Weel/EFE
Robben passa a ser dúvida para o confronto contra o Chile na próxima segunda-feira

A situação do ataque incomoda Van Gaal. Van Persie forçou o segundo cartão por orientação dele, que não contava com imprevistos em relação a Robben, que nos seis últimos anos apresenta um histórico de lesões musculares nas duas pernas e nas costas, além de problemas nos joelhos.

Juntos, Van Persie e Robben formam o ataque mais incisivo da Copa até agora. Cada um marcou três vezes nas duas primeiras partidas. Para substituir o capitão, o técnico conta com Klaas Huntelaar, que disputou a Copa de 2010 e atua no Schalke 04, da Alemanha. Ele já jogou 62 vezes pela seleção holandesa, marcando 34 gols.

Se Robben não puder jogar, o leque de opções de Van Gaal inclui o veterano Dirk Kuyt (na terceira Copa), o novato Memphis Depay (entrou no segundo tempo e marcou o gol decisivo contra a Austrália) e Jeremain Lens, que é uma habitual substituição na seleção da Holanda - entrou nos dois jogos do Mundial, sempre na segunda etapa.

Outro problema de Van Gaal está na defesa. O zagueiro Bruno Martins Indi sofreu concussão cerebral no jogo contra os australianos e está fora da próxima partida. A depender da evolução do quadro clínico, ele pode até não mais participar da Copa. Para a vaga dele, o treinador conta com Joel Veltman, do Ajax, e Terence Kongolo, do Feyenoord. Ambos inexperientes.

À tarde, a seleção descansou no hotel em Ipanema (zona sul do Rio). Por causa da chuva forte que atingiu a cidade durante todo o dia, os jogadores não apareceram na rua até o começo da noite. Em dias de sol, eles costumam ir até o calçadão da praia.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo