1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Com infecção respiratória, quadro de Havelange é estável

Fábio Grellet - Agência Estado

06 Junho 2014 | 12h 44

Dirigente, que está com 98 anos, presidiu a Fifa de 1974 até 1998

O ex-presidente da Fifa João Havelange, de 98 anos, apresenta quadro estável após ser internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, por conta de uma infecção respiratória. Ele deu entrada no hospital na quarta-feira e tem previsão de alta para os "próximos dias", segundo boletim médico.

Havelange já esteve internado no Samaritano em outras ocasiões - em 2012 e 2010, por exemplo, permaneceu hospitalizado em razão de outras infecções.

Divulgação
João Havelange foi presidente da Fifa por 24 anos

Há cerca de um ano Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa, entidade que ele dirigiu de 1974 até 1998. Ele deixou o posto no mesmo dia em que a entidade publicara relatório do seu Comitê de Ética sobre o caso de corrupção envolvendo a ISL, extinta empresa que foi parceira de marketing da entidade.

Com aquela decisão, Havelange se livrou de receber qualquer punição por seu envolvimento no escândalo da ISL, que declarou falência em 2001. Ele também integrou o Comitê Olímpico Internacional, ao qual renunciou em dezembro de 2011.