1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Contra o Uruguai, Dunga tenta superar 1ª pedreira em casa nas Eliminatórias

- Atualizado: 25 Março 2016 | 09h 35

Seleção precisa ganhar para manter a receita de classificação do treinador para a Copa de 2018

O Brasil enfrenta contra o Uruguai, nesta sexta-feira, às 21h45, na Arena Pernambuco, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o seu primeiro grande desafio em casa em um jogo oficial sob o comando de Dunga. O treinador, que reassumiu a seleção após a Copa de 2014, conquistou resultados expressivos em amistosos, mas ainda falta uma vitória contra um rival de peso em jogo que vale pontos.

Além do desafio de enfrentar um adversário poderoso, a vitória é importante para manter a receita de sucesso do treinador nas eliminatórias. Dunga já disse algumas vezes que o segredo da classificação para a Copa é vencer em casa e tentar ganhar alguns pontos como visitante. O Uruguai soma 9 pontos, dois a mais que o Brasil. O desafio, porém, se torna superar a falta de treinamentos.

 
 

“Quando as coisas estão começando a engrenar, a gente fica 128 dias longe, cada um joga em um esquema tático diferente, com ideias e condicionamento físico diferentes. É uma preocupação e um desafio também. Está saindo ate uns cabelinhos brancos”, brincou o treinador, durante entrevista coletiva.

Desde que voltou para a seleção, após o Mundial de 2014, Dunga praticamente não conseguiu vencer os principais concorrentes em jogos oficiais. Teve apenas um resultado positivo, que foi a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, no Superclássico das Américas, quando os dois times atuaram somente com jogadores que atuam em seus países de origem.

O treinador conseguiu bons resultados em amistosos, mas está devendo contra grandes adversários. Perdeu para Colômbia (1 a 0, nas Eliminatórias) e Chile (2 a 0, Eliminatórias) e empatou com Paraguai (1 a 1, Copa América) e Argentina (1 a 1, Eliminatórias).

“Em algumas partidas, o talento de um jogador pode decidir o jogo e neste sentido, podemos ficar tranquilo porque temos jogadores de muita qualidade, que em dois minutos podem decidir”, afirmou Neymar.

Dunga não vai contar com o volante Elias, machucado. O restante do time é o mesmo que vinha atuando. “Em alguns momentos, o Fernandinho tem feito essa função (do Elias) no Manchester City e chegando como um homem surpresa”, explicou o treinador.

URUGUAI

A volta de Luis Suárez ao ataque após 21 meses de suspensão como punição por ter mordido Chiellini durante o Mundial é a principal arma do técnico Óscar Tabárez. O atacante passa por boa fase no Barcelona. Tabárez conta, com a volta de Luis Suárez, mas enfrena problemas. Godín, Giménez e Velázquez, machucados, não jogam hoje à noite.

NEYMAR E MAIS QUATRO PENDURADOS

Dunga tem uma preocupação extra na partida contra o Uruguai hoje, às 21h45, na Arena Pernambuco. No total, o time brasileiro tem cinco jogadores pendurados com um cartão amarelo e que se forem advertidos novamente, não poderão enfrentar o Paraguai, terça-feira, em Assunção. Entre eles, Neymar. 

Além do atacante, já foram advertidos o lateral-esquerdo Filipe Luis, o volante Luiz Gustavo e os meias Douglas Costa e Lucas Lima, sendo esse, o único reserva diante dos uruguaios. 

Ao contrário da maioria das competições, as Eliminatórias suspendem um jogador que receber dois cartões amarelos e não três, como habitual. Por isso, a atenção para não levar cartões desnecessários é dobrada. 

A comissão técnica deve pedir maior cuidado com todos os atletas, até pela rivalidade entre as equipes. O meia Douglas Costa minimizou o fato. “Não sou jogador de tomar cartão, então é algo que nem me preocupo. Vou jogar meu futebol e ajudar a equipe a conquistar os três pontos, sem receio de fazer falta ou coisa do gênero”, disse. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX