1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Agenda da Copa: Salvador recebe Alemanha e Portugal

O Estado de S. Paulo

16 Junho 2014 | 07h 00

Rodada ainda terá Gana e Estados Unidos, em Natal, e Irã e Nigéria, em Curitiba; Fan Fests continuam com shows pelo Brasil

Um dos jogos mais esperados da primeira rodada será disputado em Salvador, nesta segunda-feira, 16. No Estádio Fonte Nova, Alemanha e Portugal, favoritos no Grupo G farão a estreia na Copa do Mundo no Brasil, 13h. Em Natal, Gana e Estados Unidos também vão realizar o primeiro jogo do torneio, 19h. Entre as partidas, torcedores curitibanos poderão acompanhar o complemento do Grupo F, na disputa entre Irã e Nigéria, 16h.

Nas Fan Fests, Salvador, Brasília, Manaus, Porto Alegre e Natal terão uma programação especial para a torcida que acompanhar os jogos nas cidades do Nordeste. Amanda Santiago, Zeca Baleiro e Dorgival Dantas são alguns dos artistas convidados.

Alemanha x Portugal - Fonte Nova - 13h - (Horário de Brasília)

Nem os três títulos mundiais e o rótulo de favorita ao título consegue dar à Alemanha o status de protagonista do jogo contra Portugal, que abre o Grupo G. Onde quer que se vá, o assunto é sempre ele: Cristiano Ronaldo. Às 13 horas, na Arena Fonte Nova, o craque inicia sua jornada particular para coroar uma temporada avassaladora que culminou com o título da Liga dos Campeões. Agora, ele tenta repetir com a seleção o mesmo nível de jogo do seu clube.

É impossível dissociar o desempenho da equipe à forma de seu principal astro, mas o fato é que o desempenho nas grandes competições nacionais ainda está longe de ser empolgante. Cristiano já atraía atenção na campanha que levou Portugal ao quarto lugar na Copa de 2006, mas ainda dividia os holofotes com nomes como Deco e Figo. No primeiro teste como protagonista, em 2010, foi apagado e sucumbiu junto com a equipe nas oitavas de final diante da Espanha. Ainda no campo, ficou marcado por olhar e cuspir em direção à câmera que exibia as imagens no telão.

Francisco Leong/AFP
Melhor jogador da última temporada estará em campo nesta segunda-feira

Irã x Nigéria - Arena da Baixada - 16h - (Horário de Brasília)

A Nigéria estreia nesta segunda-feira na Copa do Mundo, na Arena da Baixada, com o peso de ser a atual campeã africana e a responsabilidade de não tropeçar diante do virtual adversário mais fraco do grupo, o Irã. Em uma chave com a Argentina como a principal força, as Super Águias sabem que a conquista da vaga na segunda fase depende de conquistar pontos antes de encontrar a equipe de Messi pela última rodada.

Os africanos apostam em um esquema de três atacantes e no elenco com experiência na Europa. Todos os titulares atuam foram do país. A armação das jogadas fica com a dupla Moses, do Liverpool, e Mikel, do Chelsea, e a missão de marcar gols é de Emenike, do Fenerbahçe, artilheiro da última Copa Africana das Nações.

Gana x EUA - Arena das Dunas - 19h - (Horário de Brasília)

Gana e EUA estreiam na Copa do Mundo, às 19 horas desta segunda-feira, na Arena das Dunas, em Natal. O jogo terá torcedores ilustres: os vice-presidentes dos EUA, Joe Biden, e de Gana, Kwesi Amissah-Arthur, estarão na tribuna para ver seus representantes em campo.

Sem uma de suas estrelas, Landon Donovan, excluído da convocação pelo técnico Jurgen Klinsmann, a seleção dos EUA fez um treino de reconhecimento no gramado. Antes da atividade, o técnico alemão e os jogadores Michael Bradley e o capitão Clint Dempsey falaram à imprensa. Klinsmann dispensou a ideia de que o jogo seja uma “revanche” pelas derrotas sofridas pelos EUA contra Gana em duas oportunidades em Copas do Mundo. “Estamos cheios de confiança. Gana é um time cheio de talentos individuais e será um desafio de verdade, mas estamos confiantes.”

FAN FESTS

NATAL

Local: Praia do Forte

Horário: 10h às 22h

Atração: Dorgival Dantas

SALVADOR

Local: Farol da Barra

Horário: Início uma hora antes e encerramento uma hora depois dos jogos do dia

Atrações: Amanda Santiago

BRASÍLIA 

Local: Taguaraparque, Taguatinga Norte

Horário: 11h às 21h30

Atração: Acadêmicos da Asa Norte, Banda Zero 10 e DJ Arlequim

MANAUS

Local: Ponta Negra

Horário: 10h às 20h30

Atração: Zeca Baleiro

PORTO ALEGRE

Local: Anfiteatro Pôr do Sol

Horário: 10h às 22h

Atração: Antonyo Rycardo

Copa 2014