1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Arena Corinthians recebe ensaio para a cerimônia de abertura

Paulo Favero - O Estado de S. Paulo

08 Junho 2014 | 20h 42

Organização fez testes de luz, som e posicionamento de câmeras para o show de 25 minutos que será visto por 1 bilhão de pessoas

A Arena Corinthians recebeu neste domingo um ensaio da cerimônia de abertura da Copa. No teste de luz, som e, principalmente, posicionamento de câmeras, a Fifa simulou o espetáculo de 25 minutos, que contará com a presença de 600 artistas, o que inclui acrobatas e capoeiristas. A estimativa da entidade é que mais de um bilhão de pessoas acompanhem o evento, ao vivo, pela televisão.

No espetáculo, uma bola de oito metros e milhares de lâmpadas de LED vai percorrer o gramado, acompanhada por diversos elementos de cenografia. Uma preocupação é não danificar o gramado, que será utilizado na sequência da festa, na quinta-feira, para a primeira partida entre Brasil e Croácia. Por isso, tapetes vão cobrir o chão para não desgastar o solo.

Ensaio para abertura da Copa do Mundo
Rogério Albuquerque/Estadão

A Arena Corinthians recebeu neste domingo um ensaio da cerimônia de abertura da Copa do Mundo.

Para não dar nada errado, a Fifa testou as 34 câmeras que pretende usar em uma partida do Mundial. Algumas vão utilizar a tecnologia 4K, outras captarão imagens a partir do helicóptero. A intenção dos organizadores do espetáculo é focar as imagens nas expressões dos bailarinos e nas coreografias e fantasias.

Ao final da festa, o rapper Pitbull e a cantora Claudia Leitte apresentarão a música oficial da Copa, We Are One. O grupo de percussão Olodum vai acompanhar a dupla, que sentirá a ausência de Jennifer Lopez que, por "problemas relacionados à produção", segundo a Fifa, não participará mais da festa. A entidade não forneceu mais detalhes da desistência.

A fim de evitar maiores problemas para os cerca de 60 mil torcedores que estarão presentes no estádio para a abertura, a Fifa recomenda que todos cheguem cedo ao Itaquerão. Segundo Tiago Paes, gerente de operações do COL (Comitê Organizador Local), os portões serão abertos às 13h para uma festa que tem início às 15h15. "Pedimos para o torcedor chegar cedo. Ele pode andar pela Fan Zone, onde estão os espaços dos patrocinadores", diz.

A maior preocupação é em relação à mobilidade urbana na região do estádio, ainda mais em um momento de greve dos metroviários - que pode se prolongar pelos próximos dias. Segundo Paes, o perímetro ao redor do Itaquerão será fechado entre 9h30 e 10h, dificultando o acesso para quem pretende ir de carro. Por isso, a intenção é que os torcedores usem o transporte público para chegar à região de Itaquera a tempo para a festa.

Copa 2014