1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

CBF atualiza Barcelona sobre o estado de saúde de Neymar após fratura

Robson Morelli - enviado especial a Teresópolis - O Estado de S. Paulo

05 Julho 2014 | 20h 33

José Luiz Runco aproveitou o bom relacionamento entre CBF e Barcelona e passou todas as informações ao médico Daniel Medina

O Barcelona entrou em contato com o médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, ainda na noite de sexta-feira, quando Neymar estava sendo atendido no hospital São Carlos, em Fortaleza. A inquietação dos espanhóis era grande. Queriam saber o estado de saúde de um de seus principais jogadores. Runco passou todas as informações ao médico Daniel Medina, com quem a comissão técnica do Brasil mantém bom relacionamento.

"Medina manteve contato comigo o tempo todo. Passei todas as informações e eles ficaram mais tranquilos. Lembro sempre que o jogador pertence ao seu clube e fica emprestado à seleção em competições. Então, o clube tem o direito de saber de tudo", explicou o médico, que também passará todas as imagens dos exames feitos em Neymar antes de ele embarcar de volta ao Rio. "Essas imagens estão comigo e, como é procedimento da Fifa, apenas eu e os médicos do Barcelona temos acesso a elas. Há uma imagem circulando na internet que não é a de Neymar."

Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar após joelhada do colombiano Juan Zuñiga. O brasileiro estava de costas para o marcador, pronto para dominar a bola e fazer o giro. Runco disse que esse movimento fez com que Neymar colocasse toda sua estrutura na região atingida.

Fabio Motta/Estadão
O atacante brasileiro deixou a Granja Comary de helicóptero neste sábado

"Houve dois momentos preocupantes. O primeiro foi o desespero do Marcelo para que a gente entrasse em campo, mas só podemos fazer isso com a liberação do árbitro. E estava claro e evidente que ele tinha um trauma na região lombar grave pela sua dificuldade de se virar de barriga para cima. Isso nos chamou a atenção. Pensamos que poderia haver um trauma mais complicado."

Runco passou para o colega do Barcelona todos os procedimentos feitos com o jogador, e que nada faltou a ele no atendimento em Fortaleza. O médico da seleção não descarta a possibilidade de os dirigentes do clube catalão mandar um representante ao Guarujá para acompanhar de perto a recuperação de Neymar em sua casa, ao menos nesses primeiros dias. O tratamento do atleta requer somente repouso.

Copa 2014