1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Chile vê estreia diante da Austrália na sexta como uma decisão

VÍTOR MARQUES - enviado especial a Belo Horizonte - O Estado de S. Paulo

11 Junho 2014 | 18h 25

Seleção chilena caiu num grupo difícil, que tem as seleções de Espanha e Holanda como fortes candidatas a passar para as oitavas

O Chile caiu numa chave difícil, ao lado de Espanha e Holanda, e se passar da fase de grupos pode pegar o Brasil logo nas oitavas de final, reeditando confronto da Copa de 2010, quando foi eliminado. Para os jogadores chilenos, só há uma solução para evitar o caminho: vencer a Austrália na estreia, nesta sexta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

"Se perdemos, não é impossível (a classificação para as oitavas de final). São três jogos, mas este primeiro jogo é importante para nós, depois será mais complicado. Mas nós vamos saber controlar isto", afirmou o zagueiro Gary Medel.

Felipe Trueba/EFE
Gary Medel vê o primeiro jogo como o mais importante da seleção chilena

Para o goleiro e capitão Claudio Bravo, o Chile não pode mudar sua maneira de jogar diante dos australianos. "Será uma partida difícil, como foi a primeira no Mundial anterior (Honduras), mas nossa ideia é ganhar", explicou.

Pelas contas do Chile, o melhor cenário nesta primeira rodada seria vencer a Austrália e torcer por empate entre Espanha e Holanda, que também se enfrentam nesta sexta-feira. Assim, os chilenos largariam na frente no Grupo B.

Medel sonha alto e fala que a seleção chilena pode ir "longe" no Mundial. "Queremos fazer história, esperamos, por que não, chegar à semifinal ou a final e, quem sabe, ser campeão. Foi muito difícil chegar até aqui", lembrou o jogador.

A grande chance chilena de evitar o cruzamento com o Brasil logo nas oitavas de final é terminar em primeiro no Grupo B. O segundo colocado dessa chave deve pegar a seleção brasileira, que, em tese, é a franca favorita a terminar na liderança do Grupo A. Em 2010, na África do Sul, Brasil e Chile se enfrentaram nas oitavas de final, quando o time do técnico Dunga venceu por 3 a 0.

Copa 2014