1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Confusão e frustração marcam último dia de venda de ingressos

Marcelo Osakabe e Ronald Lincoln Jr. - O Estado de S. Paulo

04 Junho 2014 | 10h 40

Em São Paulo e no Rio, torcedores brasileiros e estrangeiros se frustram com o esgotamento de entradas da Copa do Mundo

Quem não conseguiu comprar o ingresso para a Copa do Mundo através da internet ou deixou para a última hora passa maus bocados. Anunciada inicialmente para às 9h desta quarta-feira, a venda dos últimos 180 mil ingressos em São Paulo e no Rio de Janeiro iniciaram com atrasos e irritaram os torcedores que estão há horas na fila.

No Ginásio do Ibirapuera, os cerca de 500 torcedores começaram a chegar ao local às 20h de terça-feira. Porém, depois dos fiscais da Fifa avisarem que não havia mais ingressos para os jogos da seleção brasileira e em São Paulo, houve confusão e as pessoas furaram o bloqueio indo em direção ao portão do Ginásio. Para conter o tumulto, a Polícia Militar fez três filas: uma para preferencial para idosos, uma para retirada e outra para quem não tinha se cadastrado.

Marcos Arcoverde/Estadão
Em São Paulo, não há mais qualquer tipo de entrada para nenhum dos seis jogos que serão disputados no Itaquerão

A desorganização em São Paulo não ocorria somente nas filas. O Estado apurou que a Polícia e os organizadores da Fifa não sabiam que algumas pessoas iriam apenas retirar os ingressos comprados com antecedência. Após a organização de uma fila específica no lado de fora, os policiais demonstraram indignação. "Relatou algumas reclamações de policiais. "O pessoal da Fifa está lá dentro e quem tem que segurar a bucha é a gente".

No Rio de Janeiro, a frustração também tomou conta dos cariocas ao saberem que não havia mais ingressos à venda para os jogos no Estádio do Maracanã. Para burlar a situação, cambistas ofereciam entradas no entorno da fila, não se intimidando com a presença da Polícia por perto.

Mesmo assim, nem todo mundo saiu triste da fila para a compra de ingressos da Copa. A equatoriana Maria Benítez, que mora no Rio há dois anos, e estava na fila desde às três horas da manhã desta quarta, conseguiu um ingresso para a partida entre Equador e Honduras, marcada para Curitiba. "Estou muito feliz por ver minha seleção fora do meu pais, principalmente em uma Copa do Mundo. Isso não tem preço," disse Maria.

Além do ingresso adquirido nesta manhã, anteriormente, ela havia conseguido comprar o bilhete para o jogo contra a Suíça. Contudo, não encontrou ingresso para a partida entre Equador e França, que será realizada no Rio, cidade onde mora.

Diego Ramos/Estadão
Nos grichês, retiradas de ingressos foi tranquila

CONFIRA OS JOGOS QUE AINDA POSSUEM INGRESSOS À VENDA PARA A COPA

Primeira fase

México x Camarões  

Chile x Austrália

Colômbia x Grécia

Costa do Marfim x Japão

Uruguai x Costa Rica

Inglaterra x Itália

Suíça x Equador

França x Honduras

Gana x Estados Unidos

Bélgica x Argélia

Rússia x Coreia do Sul

México x Croácia

Austrália x Holanda

Colômbia x Costa do Marfim

Japão x Grécia

Itália x Costa Rica

Suíça x França

Honduras x Equador

Alemanha x Gana

Estados Unidos x Portugal

Coreia dos Sul x Argélia

Japão x Colômbia

Grécia x Costa do Marfim

Costa Rica x Inglaterra

Honduras x Suíça

Nigéria x Argentina

Bósnia x Irã

Portugal x Gana

Argélia x Rússia

Segunda fase

Oitavas de final só têm ingressos especiais para Fortaleza, Brasília e Porto Alegre. Quartas de final possui apenas entradas para cadeirantes em Fortaleza. Os bilhetes para as semifinais e final já estão todos esgotados.

Copa 2014