1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

David Luiz é o melhor jogador da Copa nas oitavas de final

  - O Estado de S. Paulo

02 Julho 2014 | 13h 01

Zagueiro supera Neymar mais uma vez e passa à frente do adversário colombiano James Rodríguez com melhor atuação  

O Brasil chega às quartas de final com um trunfo diante da Colômbia, pelo menos segundo a Fifa. Para a entidade, o zagueiro David Luiz foi o melhor jogador das oitavas de final da Copa do Mundo. A conclusão é tirada de um ranking realizado em parceria com um patrocinador, que se baseia em estatísticas da performance de cada jogador do torneio. Apesar disso, David Luiz não foi escolhido o melhor jogador do duelo contra o Chile - o eleito foi Julio Cesar. A escolha é feita por votação de internautas no site da Fifa.

Já o índice Castrol resulta da análise de passes, roubadas de bola e do movimento do jogador em campo. Com esses dados, é possível destacar se a atuação de cada atleta teve impacto positivo ou negativo para a performance de sua equipe. Ao fim, o jogador receberá uma nota de 0 a 10 - quanto melhor o desempenho, maior a nota. 

David Luiz teve desempenho um pouco superior ao do rival James Rodríguez, com 9,79 contra 9,74 pontos na métrica de suas atuações na última partida que disputaram, e assumiu o primeiro lugar na lista geral desta Copa. A próxima atualização será no dia 6, depois das partidas pelas quartas de final. 

Peter Powell/EFE
O árbitro Howard Webb anulou o gol de Hulk dando toque de mão do jogador brasileiro, que dominou a bola com o braço.

O zagueiro desbancou outros craques, como Benzema, em terceiro lugar (9,7), Robben (9,66), e Neymar, que pela primeira vez apareceu entre os seis melhores jogadores da Copa no índice divulgado pela Fifa.

Na primeira fase do torneio, David Luiz já havia sido considerado o melhor atleta do Brasil e também o zagueiro com melhor atuação entre as 32 equipes.

Copa 2014