1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Falcao Garcia não se recupera e está fora da Copa do Mundo

Agência Estado

02 Junho 2014 | 19h 46

Principal destaque da Colômbia, atacante não se recupera de uma lesão no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo

A Copa do Mundo de 2014 sofreu um desfalque importante nesta segunda-feira. Um dos melhores centroavante da atualidade, Radamel Falcao Garcia não conseguiu se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo e foi cortado da lista final da Colômbia, anunciada no início da noite pelo técnico argentina José Pekerman.

Principal esperança da seleção colombiana, o jogador do Mônaco rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo no dia 22 de janeiro, em uma partida pelo clube. A Colômbia estreia somente no dia 14 de junho na Copa do Mundo, mas Pekerman precisava entregar a lista final com os 23 convocados nesta segunda-feira.

Eduardo Di Baia/AP
Falcao se machucou em janeiro

Falcao vinha fazendo fisioterapia em Mônaco e se juntou há oito dias à seleção colombiana, que treina em um complexo esportivo e hoteleiro em Cardale, nos arredores de Buenos Aires. A evolução esperada nos últimos dias de tratamento, porém, não se confirmaram e ele acabou fora da lista final de Pekerman.

"É momento difícil. Pessoalmente, tinha muita esperança de participar da Copa. Mas, temos que continuar, apoiar a equipe de longe. Desejar o melhor, porque temos que fazer um bom Mundial", comentou Falcao, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira. "Não queria tirar de um companheiro a possibilidade de jogar, nem fazer algo contra a minha saúde", ressaltou.

Além dele, Pekerman também cortou o defensor Amaranto Perea, que defende o Cruz Azul, do México, mas tem passagem pelo Atlético de Madrid, e Luis Fernando Muriel, atacante da Udinese. "Tive a sorte de jogar quase todos os torneios. Não realizar esse sonho é algo duríssimo", lamentou Perea, que tem lesão muscular.

Na semana passada, o volante Edwin Valencia já havia sido cortado. O jogador do Fluminense se apresentou com problemas físicos e acabou dispensado na quarta-feira. Antes, haviam sido cortados Elkin Soto (Mainz), Aquivaldo Mosquera (América-MEX) e Macnelly Torres (Al-Shabab-ARA).

A seleção colombiana está no Grupo C e estreia contra a Grécia, em 14 de junho, no Mineirão. Em seguida, pega a Costa do Marfim, dia 19, em Brasília, e o Japão, dia 24, na Arena Pantanal.

CONFIRA A LISTA FINAL DA COLÔMBIA PARA A COPA:

GOLEIROS - David Ospina (Nice-FRA), Faryd Mondragón (Deportivo Cali) e Camilo Vargas (Independiente Santa Fé);

ZAGUEIROS - Camilo Zúñiga (Napoli-ITA), Pablo Armero (West Ham-ING), Cristian Zapata (Milan-ITA), Mario Yepes (Atalanta-ITA), Carlos Valdés (San Lorenzo-ARG), Santiago Arias (PSV-HOL) e Eder Álvarez Balanta (River Plate-ARG).

MEIAS - James Rodríguez (Monaco-FRA), Abel Aguilar (Toulouse-FRA), Carlos Sánchez (Elche-ESP), Fredy Guarín (Inter de Milão-ITA), Juan Fernando Quintero (Porto-POR), Aldo Ramírez (Morelia-MEX), Víctor Ibarbo (Cagliari-ITA), Alex Mejía (Atlético Nacional-COL) e Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina-ITA).

ATACANTES - Jackson Martínez (Porto-POR), Teófilo Gutiérrez (River Plate-ARG) e Carlos Bacca (Sevilla-ESP) e Adrián Ramos (Borussia Dortmund-ALE).

Copa 2014