1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Felipão cobra atenção total em treino do Brasil na Granja Comary

Luiz Antônio Prósperi - Enviado especial à Teresópolis - O Estado de S. Paulo

10 Junho 2014 | 07h 00

Técnico brasileiro fez treino com time da estreia na Copa do Mundo e treinou jogadas de bola parada com Neymar, Marcelo e David Luiz

A dois dias da estreia na Copa do Mundo, Felipão fez os últimos ajustes na seleção brasileira, bem ao seu estilo. Em 62 minutos de treino coletivo, nesta segunda-feira, na Granja Comary, falou grosso com os jogadores, ensaiou jogadas de bola parada e cobrou de todos atenção total, sem trégua. Já nesta terça, o treinador encerra o expediente em Teresópolis e parte rumo a São Paulo, para colocar o Brasil em campo diante da Croácia, nesta quinta-feira, na Arena Corinthians.

Felipão deu início ao coletivo com o time da estreia definido e sem surpresas. Saiu com Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Fred e Neymar. E pediu pressão sufocante em cima dos reservas, como um ensaio do que pretende aplicar no jogo contra os croatas, na abertura do Mundial.

Fábio Motta/Estadão
Felipão já revelou o desejo de encarar a Argentina na final

Os titulares atenderam ao chamado do treinador e abriram 3 a 0 nos reservas no primeiro tempo do coletivo em apenas 38 minutos. Os gols foram de Neymar, em cobrança de falta; Fred, em jogada ensaiada com origem também em uma cobrança de falta de Neymar; e Hulk, em contra-ataque com participação decisiva do meia Paulinho.

Nessa primeira parte do treino, Felipão pegou no pé de Oscar e Hulk, que, em alguns momentos, embolavam pelo setor direito na hora de marcar o time dos reservas.

Bufando, o chefe disparou: "O jogo deles (Croácia) é todo por aqui (setor direito). Não importa quem vai cair aqui. Pode ser você (Oscar) ou você, Hulk, mas tem que ter sempre alguém marcando aqui".

Felipão pediu para Maicon, lateral-direito reserva, atuar aberto, como se fosse um ponta. Segundo o treinador, a Croácia adota essa estratégia e, certamente, vai explorar o espaço concedido por Marcelo.

Aliás, o lateral-esquerdo não aliviou. Não tirou o pé em uma dividida com Maicon e ainda deu uma pegada em Hernanes. Na segunda entrada mais dura, Felipão entrou em cena: "Pelo amor de Deus, não machuca ninguém".

Outra providência do treinador na primeira parte do coletivo foi o ensaio das jogadas de bola parada. A que deu mais resultado envolveu Neymar, Marcelo e David Luiz em cobranças de falta próximas da grande área, no setor esquerdo.

No segundo tempo do coletivo, Felipão primeiro sacou Fred, dando uma chance para Jô - o treinador já disse que, em algumas circunstâncias, pode escalar os dois atacantes juntos.

Na metade da segunda parte dos treinamentos, o técnico trocou o meia Oscar pelo zagueiro Henrique. O ex-jogador do Palmeiras passou a atuar como se fosse um terceiro zagueiro, ao lado de Thiago e David, com Luiz Gustavo um pouco mais à frente na proteção da defesa. "Estamos ganhando, está 2 a 0 para nós", disse Felipão, como se fosse uma justificativa para a entrada de Henrique.

GOLAÇO

Quando o coletivo alcançava os 28 minutos, o treinador colocou um ponto final, após um golaço de voleio de Marcelo, em bela jogada com Neymar. Aliás, Neymar deu um pique, pedalou em cima de Fernandinho e serviu Marcelo.

Essa ação de Neymar diminuía a dúvida que ficara no ar após um pisão em falso que o atacante deu e, por pouco, não comprometeu seu tornozelo direito.

Na manhã desta terça-feira, Felipão comanda o último treino da seleção antes de a delegação embarcar para São Paulo. Na quarta, os jogadores terão uma atividade de reconhecimento do gramado da Arena Corinthians, palco da estreia da Copa.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo