1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Felipão escala Paulinho e faz testes na seleção para quartas de final

Luiz Antônio Prósperi - Enviado especial a Teresópolis - O Estado de S. Paulo

02 Julho 2014 | 12h 00

Na segunda parte do trabalho em campo, treinador mudou totalmente esquema de jogo da equipe que começou a Copa

No último treino da seleção em Teresópolis, antes de embarcar para Fortaleza, Felipão fez alguns testes importantes. No mais radical, tirou Fred e deixou a seleção sem um centroavante de ofício. Fred não gostou de ser sacado. Outra intervenção do treinador foi a entrada de Henrique na função de terceiro zagueiro, adotando esquema que deu certo na Copa de 2002.

Na primeira parte do coletivo,  Felipão sustentou o time titular apenas com a entrada de Paulinho no lugar do suspenso Luiz Gustavo - Fernandinho recuou para fazer o papel de Luiz Gustavo com Paulinho de segundo volante. Oscar e Hulk ficaram abertos nas pontas como das outras vezes e não povoaram o meio-campo como se esperava.

Wilton Júnior/Estadão
Fred não gostou da substituição no treino

Com essa formação, a seleção repetiu os mesmos erros do jogo contra o Chile. Oscar se omitiu. Paulinho foi quem mais correu para mostrar serviço e preencher os buracos no meio-campo. No resto prevaleceu a burocracia.

Na segunda parte do treino, Felipão radicalizou. Sacou Daniel Alves e colocou Maicon e tirou Fred para formar o time com três zagueiros. Henrique entrou no time que ficou sem centroavante fixo. Hulk foi fazer a tarefa do camisa. 9. A seleção ficou mais envolvente, apesar da irritação de Fred.

Felipão não deve começar o jogo contra a Colômbia com a segunda formação, mas se o time não responder, a segunda opção deve ser usada, com ou sem a aprovação de Fred.

Copa 2014