1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Holanda supera Chile por 2 a 0 e garante 1º lugar do Grupo B

Felipe Rosa Mendes - Agência Estado

23 Junho 2014 | 15h 05

Time europeu garantiu aproveitamento de 100% na primeira fase

A Holanda garantiu o aproveitamento de 100% e o primeiro lugar do Grupo B da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, ao derrotar o Chile por 2 a 0, na Arena Corinthians, em São Paulo. Em uma partida na qual as duas seleções não corresponderam às expectativas, o time holandês foi mais eficiente no ataque e cravou a terceira vitória, com gols de Leroy Fer e Depay nos 15 minutos finais.

O time europeu chegou aos nove pontos e assegurou a primeira colocação da chave, que pode evitar um eventual confronto com a seleção brasileira nas oitavas de final - para avançar, o Brasil precisa ao menos empatar com Camarões, às 17 horas desta segunda.

Pelo cruzamento, a Holanda enfrenta o segundo colocado do Grupo A, que ainda tem na briga México e Croácia, além do próprio Brasil, no próximo domingo, na Arena Castelão, em Fortaleza. O Chile, por sua vez, ficou com o segundo posto do Grupo B, com seis pontos, e vai enfrentar agora o primeiro da chave da seleção brasileira no sábado, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Holanda e Chile entraram em campo nesta segunda já classificados, mas buscando a primeira colocação da chave para escapar de um confronto com o melhor time do Grupo A. O duelo pelo primeiro lugar e as grandes exibições das duas seleções nas rodadas anteriores contribuíram para aumentar a expectativa pelo confronto.

Tolga Bozoglu/EFE
Jogadores festejam o gol de Depay, que cravou a vitória holandesa na Arena Corinthians

 

Mas não foi o que aconteceu em São Paulo. A equipe holandesa adotou a retranca no início e neutralizou o jogo vertical dos chilenos, uma das surpresas desta Copa por ajudar a eliminar a campeã Espanha.

Com torcida maciça no Itaquerão, o time sul-americano jogou sem Vidal, poupado, e com Valdivia somente no segundo tempo. A Holanda teve Lens no lugar do suspenso Van Persie, além de Kuyt e Wijnaldum, novidades em relação ao jogo anterior.

O JOGO

Com a vantagem de jogar por um empate para ser primeira do grupo, a Holanda começou a partida recuada, com sua linha de cinco defensores reforçada pelo meia-atacante Kuyt. A postura cautelosa bloqueou o jogo do Chile e deixou o confronto truncado até os 30 minutos, quando os holandeses resolveram sair para o ataque.

Mas até lá o time chileno sofria para penetrar na sólida defesa rival, fiel à imposição tática de Van Gaal. No meio de campo, até Sneijder marcava forte a saída chilena, que passou a maior parte do primeiro tempo trocando passes no meio. Assim, o Chile chegou a ter quase 70% de posse de bola. E a partida passou os primeiros 20 minutos sem chutes a gol.

A primeira boa chance só surgiu aos 22 minutos, quando Gutiérrez bateu por cima do gol holandês, após escanteio. As oportunidades escasseavam do lado chileno, em razão da retranca e também da ausência de Vidal, maior fonte criativa da equipe. A Holanda tentou ameaçar aos 25, em cobrança de falta perigosa de Sneijder.

A defesa chilena, no entanto, só passou a ser ameaçada quando Robben deu início as suas disparadas pelo meio, aos 33 e aos 39 minutos. Na sequência, De Vrij raspou de cabeça na segunda trave e mandou perto, após cobrança de falta na área. A outra opção holandesa era Lens, que se movimentava mal e parava na marcação. Acabava arriscando de fora da área.

A maior iniciativa holandesa abriu o jogo e permitiu ao Chile chegar ao ataque com maior perigo. Aos 36, Sánchez caiu na área em disputa com Kuyt e pediu pênalti - o árbitro mandou seguir. Antes do intervalo, Díaz desviou de cabeça na pequena área e quase abriu o placar, aos 43 minutos.

A seleção holandesa começou o segundo tempo com a postura mais ofensiva do fim do primeiro. Mas era o Chile quem ameaçava mais no ataque, aproveitando a abertura cedida pelo rival. Com Beausejour em campo, no lugar de Gutiérrez, o time sul-americano jogava com três homens no setor ofensivo. E quase abriu o placar aos 10 minutos, em finalização de Sánchez para fora.

Mais presente no ataque, o Chile chegava com maior frequência, mas ameaçava menos. Em uma das melhores jogadas da equipe, Sánchez foi até a linha de fundo pela esquerda, mandou entre as pernas de Lens e bateu forte quase na pequena área. Cillessen fez grande defesa, aos 19 minutos.

A Holanda atacava menos, mas era mais aguda. Aos 20 minutos, Robben bateu firme de canhota e Bravo defendeu. Depay parou no goleiro chileno aos 30. Mas, aos 31, Fer subiu livre de marcação dentro da área e cabeceou para as redes. Ele tinha acabado de entrar em campo. A festa holandesa se completou aos 46, quando Robben fez mais uma disparada pela esquerda e cruzou rasteiro para Depay só escorar para o gol.

FICHA TÉCNICA

HOLANDA 2 x 0 CHILE

HOLANDA - Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij, Blind, Kuyt (Kongolo); De Jong, Wijnaldum, Sneijder (Fer); Robben e Lens (Depay). Técnico: Louis Van Gaal.

CHILE - Bravo; Silva (Valdivia), Medel, Jara; Isla, Aránguiz, Díaz, Gutiérrez (Beausejour), Mena; Vargas (Pinilla) e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli.

GOLS - Fer, aos 31, e Depay, aos 46 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Blind (Holanda); Silva (Chile).

ÁRBITRO - Bakary Gassama (Fifa/Gâmbia).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 62.996 presentes.

LOCAL - Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP).

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo