1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Iniesta lamenta eliminação espanhola e se desculpa com torcida

O Estado de S. Paulo

24 Junho 2014 | 10h 16

Campeão em 2010, veterano demonstra frustração com despedida precoce e faz promessa de trabalho coletivo para reerguer a seleção

Andrés Iniesta quebrou o silêncio e falou publicamente, por meio de sua conta pessoal no Twitter, sobre a precoce eliminação espanhola da Copa do Mundo. Depois da vitória da equipe sobre a Austrália, no jogo de despedida das duas seleções do Mundial, o campeão em 2010 pediu desculpas pela campanha decepcionante. 

"Olá a todos. Há poucas coisas que eu possa vos dizer nesses momentos. A decepção por voltar tão cedo para casa é muito grande. Acreditávamos muito em poder fazer um bom Mundial e não foi assim", disse. "Peço desculpas e asseguro que trabalharemos para voltar a colocar a seleção onde se merece. Um abraço a todos.", encerrou. 

Depois de meia hora, a mensagem já havia sido republicada cerca de 700 vezes na rede social. 

Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Spain's coach Vicente Del Bosque embraces Andres Iniesta after their 2014 World Cup Group B soccer match against Australia at the Baixada arena in Curitiba June 23, 2014. REUTERS/Amr Abdallah Dalsh (BRAZIL - Tags: SOCCER SPORT WORLD CUP)

Nesta segunda, o técnico Vicente Del Bosque, ainda com futuro indefinido na seleção espanhola, considerou que não se deve deixar de lado o papel dos veteranos, como Iniesta, na renovação do time, que nesta Copa atuou com praticamente a mesma formação do último Mundial. "Essa geração de jogadores fez escola por seus triunfos e comportamento. Temos de perder com a cabeça erguida".

A Espanha encerra a participação na Copa do Mundo em terceiro lugar no Grupo B, atrás de Holanda e Chile, com 3 pontos - 1 vitória e duas derrotas e um saldo de gols negativo. 

Copa 2014