1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Mertesacker comemora seu centésimo jogo pela seleção da Alemanha

Mateus Silva Alves - Agência Estado

19 Junho 2014 | 14h 31

O jogo contra Gana, neste sábado, em Recife, será especial para o zagueiro Per Mertesacker, que fará sua centésima participação com a camisa da Alemanha. O jogador do Arsenal, da Inglaterra, teve de superar no caminho várias lesões e a descrença de muitos torcedores e jornalistas de seu país, que não achavam que ele teria carreira longa na seleção.

A estreia de Mertesacker pela Alemanha ocorreu há quase dez anos, mais precisamente no dia 9 de outubro de 2004. Foi em um amistoso contra o time do Irã, em Teerã. Até hoje o grandalhão de 1,98m ainda se lembra com carinho daquela experiência "exótica".

"Aquele jogo contra o Irã foi algo excepcional. Eu era muito jovem e não tinha muita noção do que estava acontecendo", comentou o zagueiro, que está com 29 anos. "Foi uma espécie de viagem ao desconhecido, mas não só para mim. Foi para todo o time", disse Mertesacker, referindo-se ao fato de que, para os alemães, não é comum jogar no Irã.

Mertesacker será titular na partida contra Gana. Vitória deixa Alemanha próxima da segunda fase do Mundial
Mertesacker será titular na partida contra Gana. Vitória deixa Alemanha próxima da segunda fase do Mundial

O jogador do Arsenal conta que seu momento inesquecível pela Alemanha foi a Copa de 2006. Na época com 21 anos e jogando pelo Hannover, ele teve a honra de ser titular do time no Mundial disputado em seu país. "Eu havia estreado na seleção em 2004 e dois anos depois já estava na Copa do Mundo. Foi algo especial", disse Mertesacker. "Para mim é uma grande honra completar cem jogos pela seleção. É algo que certamente vai me dar muita confiança. Nesses dez anos, eu sofri muitas lesões, mas sempre tive a capacidade de me recuperar e voltar à equipe."

Agora que o tempo passou, o zagueiro que foi titular no Mundial da Alemanha e também no da África do Sul, em 2010, se vê em situação oposta à que viveu em 2006. Naquela época, ele era o novato que buscava apoio nos jogadores mais experientes. Na Copa no Brasil, é ele quem tem de fornecer esse apoio.

"Quando você é jovem, você precisa de suporte. Eu vejo que os jovens trazem muito frescor ao time, eles nos contagiam com seu entusiasmo", falou Mertesacker. "Quando olho para eles, eu penso: ''Será que estou correspondendo ao que eles esperam de mim? Será que estou à altura deles?''".

Copa 2014