1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Para Cafu, falta 'sangue nos olhos' da seleção brasileira na Copa

Reuters

03 Julho 2014 | 19h 10

Capitão do penta mundial disse que jogadores de Felipão precisam chorar menos, esquecer e entrar em campo com mais vibração

Capitão do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, o ex-lateral Cafu acredita que ainda está faltando "sangue nos olhos" para a seleção brasileira na Copa do Mundo e que o time do técnico Luiz Felipe Scolari precisa jogar mais para convencer a torcida de que vai conseguir o hexacampeonato. Cafu ficou impressionado com o comportamento de alguns jogadores brasileiros na dramática vitória sobre o Chile nos pênaltis, pelas oitavas de final do Mundial, no sábado, quando alguns choraram antes e durante a cobrança de pênaltis vencida pelo Brasil por 3 a 2, após empate por 1 a 1.

"Temos que chorar menos, esquecer e entrar em campo mordendo todo mundo e com sangue nos olhos. Está faltando um pouco mais disso na seleção para que torcida possa vibrar e gritar pela seleção", afirmou a jornalistas ex-jogador, que atuou nas Copas de 1994, 1998, 2002 e 2006.

Como capitão do Brasil na Copa de 2002, também sob o comando de Felipão, Cafu conhece bem o papel de um capitão dentro e fora de campo. Na partida com o Chile, o capitão brasileiro, Thiago Silva, se isolou durante a cobrança de pênaltis enquanto os demais jogadores se reuniam em um roda para se motivarem. Coube ao então reserva Paulinho liderar a conversa e estimular o grupo antes das cobranças.

Nilton Fukuda/Estadão
Cafu fez críticas às atitudes dos jogadores brasileiros em campo

"Capitão é uma referência entre treinador, entre jogadores, torcida, imprensa. É um cara que tem responsabilidade com tudo que ocorre no grupo; que vai bater no peito e resolver situações e é respeitado dentro do grupo", disse o ex-lateral. 

"Não é só para bater par ou ímpar ou escolher lado de campo. Tem que assumir seu papel dentro e fora de campo", completou.

O capitão do penta acredita que o papel assumido por Paulinho era uma função que deveria ter sido executada por Thiago Silva. “Ter sentado na bola quando todos estavam vendo o Paulinho dar um chacoalhão, acho que esse era o momento do Thiago chamar o grupo para ele, a responsabilidade para ele e demonstrar confiança”, declarou Cafu.

Sobre o pedido a Felipão para ser o último na cobrança de pênaltis, depois até do goleiro Julio Cesar, o capitão brasileiro foi anistiado pelo ex-lateral do Brasil. "Nesse aspecto não dá para crucificar o Thiago. Pênalti é de momento, treinamento e tem gente que não gosta, evita, mas tem quem prefere bater. Isso foi normal. Nem todo mundo tem sangue frio para bater", disse.

O único choro admissível na seleção, segundo Cafu, foi o do goleiro Julio Cesar antes da cobrança por pênaltis que acabou transformando o camisa 12 em herói da classificação, ao defender duas cobranças. "O choro dele é extremamente aceitável. Muitos disseram que ele não deveria estar lá, veio de críticas da última Copa do Mundo, foi um momento de explosão. Foi aceitável", finalizou. 

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo