1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Por promoção na Copa, editora terá de vender livros 70% mais baratos

Marcio Dolzan - O Estado de S. Paulo

08 Julho 2014 | 20h 00

Editora paulista Lote 42 prometeu 10% de desconto a cada gol que o Brasil sofresse durante a semifinal contra a Alemanha nesta terça

 A goleada histórica por 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil não apenas causou perplexidade no mundo do futebol, como também impactou o mundo dos negócios. A editora paulista Lote 42 criou uma promoção que prometia 10% de desconto em seus produtos para cada gol que o Brasil sofresse durante o jogo. A empresa agora terá que negociar seus livros com desconto de 70% até às 19h desta quarta-feira.

João Varella, um dos proprietários da editora, foi pego de surpresa. "De maneira alguma esperávamos esse resultado", disse ele, certamente repetindo as palavras de milhões de torcedores brasileiros. "Quando pensamos na ação, nós nos baseamos no histórico da seleção, que vinha tomando sempre um gol, no máximo dois", explicou.

A promoção vinha se repetindo desde o início da Copa do Mundo e estava ajudando nas vendas da editora. Mas, tão logo acabou a partida, a loja virtual da Lote 42 começou a enfrentar problemas.

"Fomos pegos de surpresa, (o número de acessos) derrubou nosso servidor, algumas pessoas estão conseguindo comprar, outras não, mas estamos tentando restabelecer o site", afirmou Varella. "Vamos manter a promoção. Ela é válida por 24 horas (até às 19h de quarta-feira), mas se precisar a gente prorroga um pouquinho. Todos que quiserem comprar vão poder fazer isso."

Apesar do eventual prejuízo que possa sofrer, Varella garante que não está arrependido. "Vamos levar prejuízo com uns, empatar com outros... Mas a gente teve um salto na nossa página no Facebook, ganhamos pelo menos 1.500 curtidas durante o jogo", disse.

O aumento na publicidade da editora - a promoção fez o nome da empresa se espalhar rapidamente pelas redes sociais tão logo a Alemanha começou a empilhar gols no Brasil - é um dos motivos que faz Varella pensar em repetir a promoção no fim de semana, quando o Brasil disputará o terceiro lugar. Ele, porém, estará atento ao time brasileiro.

"Estamos estudando se vamos fazer a promoção para a disputa do terceiro lugar, mas precisamos ver a escalação antes. Se o Felipão colocar o Ramires, o Bernard, o Fred, aí não vai dar, não", brincou.

Copa 2014