1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Por segurança, EUA quiseram fechar praia em Pernambuco

Daniel Batista - O Estado de S. Paulo

24 Junho 2014 | 12h 29

Esquema especial foi preparado para receber americanos no Recife

A seleção que parece mais preocupada com segurança nesta Copa do Mundo é a dos Estados Unidos. A equipe norte-americana chega às 17h desta terça-feira, 24, no Recife e foi armado um esquema especial para recebê-los. Preocupados com possíveis problemas, eles até questionaram a possibilidade de parte da praia de Boa Viagem fosse fechada enquanto eles estivessem na capital pernambucana.

"Eles chegaram a nos perguntar: 'será que não dá para fechar a praia, para aumentar a segurança?'. Eles sugeriram, mas não tem o menor cabimento isso", disse Alexandre Lucena, chefe do Controle e Comando Regional da Secretaria de Defesa Social do Recife. Mesmo que aceitasse a curiosa proposta americana, a praia não poderia ser fechada, pois a legislação brasileira veta que tal ato seja feito.

Delegação americana queria que parte da praia de Boa Viagem fosse fechada
Delegação americana queria que parte da praia de Boa Viagem fosse fechada

A delegação dos EUA ficará hospedada no hotel Golden Tulip, que tem uma das entradas de frente para a praia de Boa Viagem. O FBI também será acionado, mas servirá apenas de apoio e participarão da parte de inteligência da segurança. "Eles não estarão armados e não poderão atuar como policiais no Brasil", disse Lucena.

No total, serão utilizados 700 policiais e um esquema especial de inteligência para dar total segurança aos americanos. A ideia da polícia do Recife é tentar fazer um sistema para que a organização não cause constrangimento na população. "A Copa é uma festa e quanto mais policiais com escudo e capacete na rua, mais poluído fica o ambiente", explicou o representante da polícia do Recife.

O Exército, como acontece desde o início da Copa, também vai participar da segurança. A ideia inicial é que exista uma grande proteção na frente do hotel e no trajeto da delegação. Mas caso os americanos solicitem, é possível que policiais à paisana fiquem em lugares próximos do hotel para fazer uma proteção preventiva. Estados Unidos e Alemanha jogam nesta quinta-feira, às 13h, na Arena Pernambuco, pelo Grupo G.

Copa 2014