1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Prandelli garante Itália em Manaus, mas não descarta alterações

Luís Augusto Monaco - Enviado especial a Mangaratiba - O Estado de S. Paulo

13 Junho 2014 | 07h 00

Técnico fiz que equipe está pronta para enfrentar clima na cidade, mas fala que pode mudar equipe devido ao desgaste físico

O técnico Cesare Prandelli tem afirmado com convicção que os jogadores da Itália estão fisicamente preparados para enfrentar as condições climáticas que a equipe vai enfrentar na primeira. Mas garante que, se for preciso mexer na escalação de um jogo para outro por causa do desgaste de um ou mais jogadores, tem um elenco de qualidade que lhe dá a segurança de que o time não vai sentir as mudanças.

"Tenho 23 jogadores que podem ser titulares. Alguns estão com a condição física ótima, outros estão num nível um pouco inferior, mas no geral todos estão bem. Se for preciso utilizar os 23 ao longo do Mundial farei isso sem problema nenhum."

Depois de cada partida os atletas serão submetidos a exames e testes físicos para que a comissão técnica saiba se há algum mais desgastado. E no intervado entre um jogo e outro a recuperação de todos será monitorada, porque a condição física será levada muito em conta na hora de Prandelli escalar o time.

Giuseppe Cacace/AFP
Prandelli não teme o calor de Manaus, mas sabe que poderá ter que fazer alterações devido ao cansaço físico

Na sequência do desafio de jogar no calor e umidade de Manaus, a Itália disputará duas partidas no horário mais perverso da Copa: 13h, E em cidades quentes como Recife (contra a Costa Rica) e Natal (diante do Uruguai na rodada decisiva da chave, dia 24).

Não por acaso, Prandelli tratou de rejuvenescer o grupo com a convocação de jovens como Verratti (21 anos), Insgine (23), Immobile (24) e Darmian (24), que não estiveram na Copa das Confederações e foram pouco - ou nada, no caso de Immobile e Darmian  - utilizados na campanha das Eliminatórias. O técnico vive elogiando o entusiasmo desses jogadores, e já colocou dois entre os titulares (Verratti e Darmian enfrentarão os ingleses). E os outros dois estão entre os mais cotados para entrar se o jogo estiver complicado.

Copa 2014