1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Resumo da Copa: Messi se destaca novamente e França segura liderança

O Estado de S. Paulo

25 Junho 2014 | 22h 45

Argentina vence a terceira com gols de Lionel Messi e mantém o primeiro lugar no Grupo F; Suíça e Nigéria também se classificam

Em uma rodada onde três vagas ainda precisavam ser definidas, foram os europeus quem mais comemoraram. Pelo Grupo E, a França parou na defesa equatoriana e o placar ficou inalterado até o fim da partida, mas o resultado garantiu a liderança aos campeões de 1998. Ao lado deles, suíços passaram de fase, após grande vitória e talento de Shaqiri. Já no Grupo F, Messi marcou duas vezes para dar a vitória aos argentinos, que também viram os adversários nigerianos comemorarem a classificação.

NIGÉRIA 2 X 3 ARGENTINA

Na melhor apresentação da Argentina nesta Copa do Mundo, Lionel Messi marcou duas vezes nesta quarta-feira na vitória sobre a Nigéria, por 3 a 2, em um Beira-Rio vestido de azul e branco, em Porto Alegre, e garantiu aproveitamento 100% de sua seleção, terminando na primeira colocação no Grupo F. Apesar da derrota, o time africano também avançou às oitavas de final.

A Argentina terminou a primeira fase da Copa com nove pontos, repetindo a sequência vitoriosa de Colômbia e Holanda, à frente da segunda colocada Nigéria, que ficou com quatro pontos. A Bósnia ficou com três, ao vencer o Irã, que terminou com apenas um ponto.

Nigéria x Argentina
Marko Djurica/Reuters

Com os resultados, a Argentina se classifica em primeiro no grupo, e Nigéria passa em segundo

BÓSNIA 3 X 1 IRÃ

O Irã bem que tentou, mostrou-se valente nas partidas contra Nigéria e Argentina e complicou para ambas, mas confirmou-se como uma das seleções mais fracas da Copa do Mundo nesta quarta-feira. Mesmo diante de uma Bósnia-Herzegovina desanimada e desinteressada, que entrou em campo já eliminada, os asiáticos mal levaram perigo e foram dominados. Melhor para os bósnios, que aproveitaram as poucas chances que tiveram para vencer por 3 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e voltarão para casa podendo celebrar ao menos seu primeiro triunfo na história dos Mundiais.

Além disso, a Bósnia deixou a lanterna do Grupo F nas mãos do Irã - três pontos contra um -, mas a classificação à próxima fase ficou com Argentina e Nigéria. Nesta quarta, os bósnios nem forçaram muito, até porque já não tinham grandes pretensões, mas fizeram o suficiente para vencer. Os iranianos até tentaram algo diferente em busca de uma improvável classificação, foram para cima no segundo tempo, mas aí deixaram exposta toda a fragilidade técnica de uma seleção que se destacou somente pelo empenho nesta Copa.

Bósnia x Irã
Ivan Alvarado/Reuters

Com o fim da partida em 3 a 1, as duas seleções se despedem da Copa do Mundo

EQUADOR 0 X 0 FRANÇA

Franceses e equatorianos compareceram em peso ao Maracanã, ontem, e fizeram uma festa bonita nas arquibancadas. A Marselhesa foi cantada a plenos pulmões pelos torcedores da seleção europeia em vários momentos, enquanto os animados sul-americanos gritaram de tudo durante o jogo. Mas faltaram os gols em campo, o que tirou da França a condição de melhor equipe da primeira fase – e a Copa do Mundo do Equador.

O placar em branco, contudo, foi obra do acaso. Não faltaram chutes a gol – 31 na partida – e também não faltaram defesas difíceis. Lloris salvou a França duas vezes, primeiro em uma cabeçada à queima-roupa de Enner Valencia, aos 43, e depois em chute cruzado de Ibarra, já ao final da partida. Do outro lado, Domínguez evitou gols de Benzema, Giroud e Pogba, e acabou eleito o melhor em campo.

Equador empata com a França e está fora da Copa
Natacha Pisarenko/AP

Com o Grupo E embolado, o Equador precisava da vitória no Maracanã para se classificar e ainda fazer contas com a Suíça pelo saldo de gols, mas acabou ficando no 0 a 0 com a França.

HONDURAS 0 X 3 SUÍÇA

Na despedida da Arena Amazônia da Copa do Mundo, Manaus assistiu a uma sólida vitória da Suíça sobre Honduras por 3 a 0. Com o empate entre França e Equador, no Rio de Janeiro, o triunfo classificou os europeus para as oitavas de final do Mundial - terão pela frente nada menos do que a Argentina de Lionel Messi, segunda-feira, às 13h, na Arena Corinthians.

A vitória foi construída graças ao talento de Xherdan Shaqiri, meia suíço que joga no Bayern de Munique e marcou os três gols da partida - ele estava no elenco suíço campeão mundial sub-17 em 2009, ao lado de outros jovens, como Rodríguez, Xakha e Seferovic. 

Suíça bate Honduras com hat-trick de Shaqiri
Felipe Dana/AP

Sem problemas, a Suíça bateu Honduras na Arena Amazônia, por 3 a 0, com hat-trick de Shaqiri, e se classificou para a segunda fase.

" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;

OUTRAS SELEÇÕES

O Uruguai joga sua quarta partida da Copa do Mundo entre esta quarta e a quinta-feira, mas o jogo desta vez é fora das quatro linhas. Isso porque a Associação Uruguaia da Futebol (AUF) trabalha para evitar que Luis Suárez seja punido pela Fifa pela mordida que o atacante deu em Chielini, da Itália, no jogo que classificou o Uruguai para as oitavas de final da Copa.

Na terça à noite, após a partida que terminou com vitória uruguaia por 1 a 0 (gol de Godin), a Fifa abriu processo disciplinar para julgar o atacante do Liverpool, que pode receber até três jogos de suspensão e, assim, ficar indisponível para o técnico Oscar Tabárez até a final. Vale lembrar que Brasil e Uruguai, se avançarem, se enfrentam nas quartas.

E se faltou fairplay, sobraram piadas. A mordida do uruguaio Luis Suárez no zagueiro italiano Giorgio Chiellini em partida decisiva para suas seleções na Copa do Mundo foi o assunto no mundo do futebol nesta terça-feira. O episódio não foi inédito - o jogador já havia atacado colegas em campo outras duas vezes antes deste Mundial. E para o bem humorado público da internet, um ímpeto selvagem ou vampiresco tomou conta do jogador, que virou meme. Veja como a atitude repercutiu nas redes sociais.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Willian conhece bem a catimba e a provocação dos jogadores chilenos. O meia da seleção brasileira é o único no time de Felipão que participou do Campeonato Sul-americano Sub-20 de 2007, no Paraguai, quando o Brasil encarou o Chile, num jogo que acabou empatado por 2 a 2, com dois gols de pênalti de Vidal, antes de confusão generalizada em campo.

Enquanto isso, o volante Luiz Gustavo adotou nesta quarta-feira, em entrevista na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), o discurso de que o técnico Luiz Felipe Scolari tem 23 jogadores prontos para serem acionados na seleção brasileira para garantir que não teme desfalcar a equipe na sequência da Copa do Mundo por estar "pendurado" com um cartão amarelo. Além disso, adotou o mesmo tom para evitar responder se prefere atuar ao lado de Paulinho ou de Fernandinho no meio-de-campo.

Luiz Gustavo lembrou que o jogo com o Chile, no próximo sábado, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa, define o futuro da seleção na competição e, por isso, ele precisa dar tudo de si, mesmo que isso provoque uma suspensão de um eventual confronto nas quartas de final do torneio. 

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo