1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Resumo Esportivo: Messi estreia e torcida dá show no Maracanã

O Estado de S. Paulo

15 Junho 2014 | 22h 50

França retoma caminho das vitórias após passar em branco na Copa de 2010 e Suíça arranca virada no fim; quinta no torneio

O único jogador da história premiado quatro vezes com o prêmio de melhor do Mundo finalmente estreou no Maracanã e na Copa do Mundo de 2014. E foi decisivo para a vitória argentina, após um primeiro tempo fraco. Outra seleção que sofreu na tarde deste domingo foi a Suíça que proporcionou aos torcedores a 5º virada em 11 jogos na Copa. 

SUÍÇA 2 X 1 EQUADOR

O técnico Ottmar Hitzfeld mostrou que tem estrela. Ele fez duas substituições no ataque da Suíça e sua seleção, com gol dos substitutos, venceu o Equador, de virada, por 2 a 1. O triunfo saiu com menos de 20 segundos para o apito final, numa jogada de raça de Behrami, que roubou a bola na defesa e levou a seleção ao ataque para Seferovic decidir.

Com a França com ligeiro favoritismo, a possível "decisão" da outra vaga do grupo E terminou com o favorito ganhando no sufoco. A cabeça de chave Suíça e sua nova metodologia de ousar no ataque, e o rápido e atrevido Equador, proporcionaram mais um jogo legal na Copa que, por pouco, não viu o primeiro empate num Mané Garrincha pintado de vermelho e amarelo.

Equador e Suíça abrem grupo E
Dida Sampaio/Estadão

Torcedores da seleção equatoriana recepcionam ônibus da delegação nas imediações do estádio Mané Garrincha

FRANÇA 3 X 0 HONDURAS

A França não vencia um jogo da Copa do Mundo desde 2006, quando alcançou a final da competição, mas acabou derrotada nos pênaltis. No Brasil, a equipe europeia quebrou o jejum e venceu sem dificuldade a seleção de Honduras.

Benzema marcou duas vezes, mas a tecnologia do TLG que entrou para a história. A Tecnologia da Linha do Gol foi utilizada pela primeira vez após lance protagonizado por Benzema, atacante da França e Valladares, goleiro de Honduras, e autor do gol contra.

O ponto negativo da organização foi que faltaram os hinos da França e de Honduras devido a uma falha no sistema de som.

Benzema dá show e França bate Honduras
Mohammed Messara/EFE

Sem o craque Ribéry, cortado da Copa, a França estreou batendo Honduras por 3 a 0, com participação de Benzema nos três gols.

ARGENTINA 2 X 1 BÓSNIA

15 de junho de 2014 ficará marcado como a primeira vez que Lionel Messi, maior vencedor da bola de ouro da história, pisou no gramado sagrado do Maracanã. Dentro de campo o atacante argentino foi decisivo após um primeiro tempo ruim, mas quem acabou dando um show foi a torcida que garantiu um show a parte, com músicas tradicionais do país vizinho e cânticos para provocar brasileiros.

O maior público da Copa do Mundo até aqui, com 74.738 pessoas presentes, teve um ponto negativo. Brasileiros e argentinos se confrontaram durante a partida e foram o ponto negativo da jornada.

Messi garante vitória da Argentina na Bósnia
Gabriel Bouys/AFP

Com gol de Messi, o segundo dele em Copas, a Argentina derrotou a Bósnia por 2 a 1, no Maracanã.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Blindada, a Seleção Brasileira chegou a Fortaleza para o jogo contra o México pela segunda rodada da Copa do Mundo. O forte esquema de segurança não deixou com que a torcida, que estava debaixo de chuva, encontrasse os jogadores, que foram do aeroporto direto para o hotel. Mas, a grande mudança do dia não estava nos treinos ou escolhas táticas de Felipão e sim na cabeça de alguns jogadores, entre eles, Neymar, que mudou o visual para os próximos jogos.

Seleção brasileira treina em Teresópolis
Wilton Junior/Estadão

O camisa 10 da seleção brasileira apareceu na manhã deste domingo com um novo visual na Granja Comary. O atacante do Barcelona descoloriu o cabelo

OUTRAS SELEÇÕES

Novamente o destaque de quem não entrou em campo ficou com os croatas. Os atletas da seleção aproveitaram a piscina vazia devido a um temporal no hotel em que estavam para nadarem nús. O fato foi flagrado por jornais estrangeiros e desagradou o técnico Kovac, que prometeu que depois disso seus atletas não darão mais entrevistas durante o mundial.

As baixas do dia ficaram na conta dos africanos. Drogba e Eto'o, os principais nomes de Costa do Marfim e Camarões, respctivamente, se tornaram dúvidas para a segunda rodada do Mundial.

Responsável por polêmicas declarações durante a carreira, Cristiano Ronaldo se preparou para estreia na Copa do Mundo, contra a Alemanha, nesta segunda-feira com mais um comentário sobre os problemas físicos que o atrapalharam durante a preparação para o torneio. O melhor jogador da última temporada alegou que gostaria de estar 110% para o próximo jogo, já que estava 100%.

Copa 2014