Felipe Rau/ AE
Felipe Rau/ AE

Corinthians figura entre os 25 em valor da marca em ranking de revista

A britânica 'The Bussiness Magazine For Football Industry' divulgou lista de clubes poderosos

estadão.com.br

22 Maio 2012 | 12h40

SÃO PAULO -  A revista The Business Magazine For The Football Industry, da Inglaterra, divulgou um ranking dos clubes cujos nomes são marcas valiosas comercialmente no mundo inteiro. Entre os 25 primeiros colocados, há apenas um time do Brasil, é o Corinthians, atual campeão brasileiro. 

O trabalho reúne os principais clubes da Europa, e coloca entre eles a equipe do Parque São Jorge, como um dos times de grande prestígio no futebol mundial. Dois crítérios foram adotados para definir a ordem dos clubes: o valor da marca e a variação do valor da marca. Valendo-se desses critérios, o Manchester United, da Inglaterra, ocupa o topo. O Chelsea, que ganhou a Copa dos Campeões sábado, figura em 5º lugar, atrás dos dois times mais populares da Espanha, talvez do mundo, o Barcelona (3º) e o Real Madrid (4º). O segundo colocado é o Bayern de Munique.

A lista da revista britânica trabalha com a nata do futebol mundial. O Corinthians ocupa a 24ª posição, e aparece como uma das novidades do ranking. "O reconhecimento da força da marca Corinthians por um veículo de comunicação europeu, que nos coloca como o único clube fora da Europa no TOP 25, é muito importante. Estamos realizando um trabalho de branding (valorização da marca) e, assim que ele estiver finalizado, poderemos criar novas estratégias vencedoras que ajudem a valorizar cada vez mais nossa marca", disse Ivan Marques, Diretor de marketing do Corinthians ao site oficial do clube. “Ainda há muito espaço para crescimento do Corinthians no cenário brasileiro e também internacional. Prova disso é que aparecemos neste ranking mesmo sem ter conquistado um título internacional desde 2000."

Em 2000, o Corinthians ergueu a taça do Primeiro Mundial Interclubes da Fifa, disputado no Brasil.

Veja a lista dos 25 clubes com maior poder de marca do futebol mundial, de acordo com a revista britânica:

2012 RANK

2011 RANK

CLUBE

PAÍS

VALOR DA MARCA

VARIAÇÃO NO VALOR DA MARCA

1

1

Man Utd

Inglaterra

543 milhões/euro

29 %

2

4

Bayern

Alemanha

499

59 %

3

2

R Madrid

Espanha

381

-7 %

4

3

Barcelona

Espanha

368

-8 %

5

5

Chelsea

Inglaterra

253

27 %

6

6

Arsenal

Inglaterra

246

29 %

7

9

Liverpool

Inglaterra

233

47 %

8

11

Man City

Inglaterra

192

77 %

9

7

Milan

Itália

185

7 %

10

12

Schalke

Alemanha

167

97 %

11

15

 Dortmund

Alemanha 

 144

 81 %

12

 14

 Tottenham

Inglaterra

 143

 77 %

13

 8

 Inter

Itália 

136

-18 %

14

 23

 Ajax

 Holanda

117

 150 %

15

 17

 Marseille

 França

 107

 41 %

16

10

 Juventus

Itália

102

 -13 %

17

 13

 Hamburg

Alemanha 

97

14 %

18

 16

 Lyon

 França

 76

 -1 %

19

 25

Aston Villa

Inglaterra  

 55

27 %

20

 Novo

 Newcastle

Inglaterra  

 55

115 %

21

 18

 Roma

Itália 

 54

-16 %

22

 24

 Napoli

Itália 

 54

 22 %

23

 27

 Everton

Inglaterra 

 50

 28 %

24

 Novo

 Corinthians

 Brasil

 49

 Novo

25

 22

 Bordeaux

 França

48

-2 %

Mais conteúdo sobre:
Corinthians

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.