PUBLICIDADE

Publicidade

Corinthians pode repetir o feito do Palmeiras em 1972

Time tenta conquistar o título do Campeonato Paulista invicto, mas também pode ser eliminado sem perder

Por Marcel Rizzo - Jornal da Tarde
Atualização:

SÃO PAULO - O último campeão paulista invicto saiu em 1972. Foi o Palmeiras, que ficou um ponto à frente do São Paulo, que curiosamente também não perdeu naquela competição. O Corinthians poderá se igualar a um deles e vivenciar, 27 anos depois, situação parecida sob o comando de Mano Menezes: ser o primeiro time a também ganhar o torneio sem perder ou ser o primeiro invicto a não levar a taça.

PUBLICIDADE

A equipe encerrou a fase classificatória sem sentir o dissabor de uma derrota. São 10 vitórias e nove empates. "Não temos que nos preocupar com a invencibilidade. Ela só é ruim quando a perdemos", costumou dizer o treinador.

 

A temporada tem sido generosa com o Corinthians. Foram 21 partidas, contando o amistoso contra o Estudiantes (ARG), com 12 vitórias e nove empates. No Estadual, a quantidade de igualdades explica porque um time sem derrota ocupa apenas a terceira posição. Terá agora de ganhar porque os empates na semifinal são do adversário.

 

"Em alguns jogos os empates não foram ruins, como contra o Guarani, em Campinas. Mas em casa diante da Ponte Preta, com o jogo nas mãos, foi ruim", disse Mano.

 

OS DOIS LADOS DA CRÍTICA

No bate-papo com seus jogadores, Mano diz que ser campeão invicto não é prioridade. A histórica conquista sem derrota, porém, seria importante para o técnico rebater críticas internas Aliados do presidente Andrés Sanchez o consideram focado demais na defesa, o que explicaria os nove empates no Paulista.

 

O inverso também pode complicar a situação de Mano no Parque. Imagine uma eliminação com dois empates diante do São Paulo? Ficar fora das finais sem perder seria um duro golpe e reforçaria a tese daqueles que o acham retranqueiro. "Essa invencibilidade mostra a força do time. Há condições de ser campeão sem perder para ninguém", disse o atacante Dentinho.

Publicidade

 

LÁ EM 1990

O Corinthians tem quatro títulos estaduais invicto: 1914, 1916, 1929 e 1938. Uma nova conquista certamente seria ressaltada por Mano, que gosta de citar nas entrevistas fatos históricos. Recentemente, ele lembrou que o clube igualou seu recorde de invencibilidade no Pacaembu, 23 jogos, e que teve o melhor início de uma temporada desde 1936.

 

Por outro lado, os "quase" títulos com poucas derrotas nunca garantiram vida longa a técnicos do Corinthians. O ídolo Zé Maria, no Paulistão de 1990, é um exemplo. Ele perdeu um jogo apenas naquele campeonato, o de estreia contra o Noroeste, em Bauru.

 

Na fase semifinal, acabou invicto, mas empatou tanto que o Bragantino ficou na frente e foi à final. Zé Maria foi demitido e Nelsinho Baptista, o campeão brasileiro meses depois.

 

TAÇA DOS INVICTOS

Se não perder para o São Paulo neste domingo, no Pacaembu, e dia 19, no Morumbi, o Corinthians alcançará a marca de 21 jogos invicto no Estadual. Ultrapassará o próprio rival do Morumbi, que obteve 20 duelos sem fracasso entre 12 de março de 2006 e 17 de março de 2007.

 

Desta maneira, o Corinthians tiraria do Morumbi a 'Taça dos Invictos', troféu que a Federação Paulista distribui para aquelas equipes que mais tempo ficam sem perder no Paulistão.

Publicidade

 

O Corinthians também está de olho nas campanhas do Sport (rival do Palmeiras na Libertadores) e do Cruzeiro. Ao lado do time paulista, essas duas equipes ainda não perderam em 2009. Os pernambucanos têm incríveis 20 vitórias e dois empates. O mineiros, 14 vitórias e cinco empates.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.