PUBLICIDADE

Corinthians pode sair de campo com a vaga nas oitavas de final

Time terá casa cheia e promete sufocar o Danubio desde o início

Foto do author Raphael Ramos
Por Raphael Ramos
Atualização:

O Corinthians faz nesta quarta, às 22h, contra o Danubio, no Itaquerão, o seu 100.º jogo na Libertadores em 12 participações na competição continental. E se confirmar o favoritismo e obtiver a 55.ª vitória no torneio, a equipe vai manter a liderança isolada da chave 2, chamada de “Grupo da Morte” e estará muito próxima da classificação antecipada para as oitavas de final, independentemente do resultado do jogo entre San Lorenzo e São Paulo. Em caso de vitória dos são-paulinos, um empate será suficiente para o Alvinegro avançar à próxima fase. Para Tite, no entanto, não basta classificar. Após três vitórias nas três primeiras rodadas, o treinador já pensa em fazer a melhor campanha entre os 32 times da primeira fase para enfrentar o 16.º e pior classificado e ainda ter a vantagem de sempre fazer o segundo jogo em casa caso chegue à final. Por isso, o técnico exige a vitória hoje. A ideia é aproveitar a pressão da torcida – já foram vendidos mais de 36.500 ingressos – e sufocar o time uruguaio desde o início.

Tite, treinador do Corinthians, dá instruções aos jogadores do clube em partida no Itaquerão Foto: Marcio Fernandes/Estadão

“Tem de vir jogando bem. Ou então é bala Juquinha. Dá docinho para criança e ela fica contente, mas não teve consistência. Todo mundo sabe que resultado é fundamental. Eu fico atento ao processo. Não adianta pegar ponto e não jogar bem. Vai achar resultado, mas perder lá na frente”, justificou. Tite aposta não apenas na torcida para usar o “fator Itaquerão” a seu favor. Ontem ele levou o time para treinar no estádio. Sua intenção é que os atletas se sintam cada vez mais à vontade na arena. A grama, por exemplo, é mais baixa do que a dos campos do CT do Parque Ecológico. Essa diferença torna o jogo mais rápido e dificulta a vida dos adversários que não estão acostumados com o local. É comum, por exemplo, ver nas partidas no Itaquerão jogadores rivais escorregando ao tentar dominar a bola em velocidade. Diante de um adversário mais fraco tecnicamente, a estratégia do Corinthians será a mesma que o time vem utilizando neste início de temporada: marcação por pressão com a participação dos homens de frente e saída rápida nos contra-ataques. Nesta engrenagem, Elias tem papel fundamental. Com liberdade para atacar, o volante costuma chegar de surpresa à área e fazer gols decisivos. Não à toa é o artilheiro da equipe na Libertadores com quatro gols em cinco jogos. “O Danubio vai jogar mais solto, mais tranquilo, sem responsabilidade. Mas não vamos entrar nessa de que as coisas são fáceis. Foi difícil ganhar do Danubio lá”, disse Tite.CORINTHIANS Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson e Emerson; Guerrero.Técnico: Tite.DANUBIO Torgnascioli; Matías Velázquez, De Los Santos, Cristian González e Federico Ricca; Milesi, Formilano, Leandro Sosa e Marcelo Tabárez; Fornaroli e Barreto.Técnico: Leonardo RamosJuiz: Diego Haro (Peru).Local: Itaquerão, em São Paulo.Horário: 22h.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.