Publicidade

Corinthians tem a chance de fazer bonito também no exterior

Equipe espera manter boa fase do Brasileiro também na Copa Sul-Americana

PUBLICIDADE

Por Daniel Batista e Wilson Baldini
Atualização:

Time sensação do futebol brasileiro, o Corinthians quer mostrar sua força também fora do País e aproveitara competição para melhorar suas finanças. O clube está de olho nas premiações pagas a quem avança de fasee, claro, no título da Sul-Americana. A vaga para a Libertadores-2018, outro atrativo, não deve ser levadaem consideração pelo técnico Fábio Carille, já que o time vai confirmar participação pelo CampeonatoBrasileiro.

Nas oitavas, a equipe corintiana enfrenta o Racing, da Argentina. A campanha histórica do time de Carilleparece amedrontar até os argentinos. O jornal Olé, principal do país vizinho, publicou recentemente umareportagem sobre a campanha do Corinthians e escreveu “Pobre Cocca!”, referindo-se ao técnico do Racing,Diego Cocca. 

Entrosamento é o segredo do time do Corinthians Foto: Gabriela Bilo|Estadão

PUBLICIDADE

Algo que pode atrapalhar a equipe alvinegra é que Carille adota a tática de pensar jogo a jogo, mas, se fornecessário poupar alguns jogadores na Sul-Americana para tê-los em melhores condições no Brasileiro depois,ele deve fazê-lo, como aconteceu no confronto de volta com o Patriotas, na segunda fase da competiçãointernacional. 

A preocupação com a condição física dos atletas fez Carille torcer para encarar rivais brasileiros, pois aviagem seria menor. Mas para o seu azar, o Corinthians só encontrará um time do País em eventual final. “Euestava torcendo para ser contra um time do Brasil, de coração, pois seria uma viagem menos desgastante. Masnão foi. Então temos de saber como nos preparar”, comentou Carille.  Para dificultar ainda mais sua vida, o Corinthians sempre decidirá a classificação fora de casa. Será assimdiante do Racing nas oitavas e nas fases seguintes, caso avance. 

“A Sul-Americana é um campeonato que o Corinthians tem de entrar para ganhar. O Corinthians tem elenco parapoder jogar as duas competições. É claro que há o cansaço de alguns jogadores, há lesões, mas a gente temum grupo para brigar pelas duas taças. Não vamos abrir mão de nenhuma competição”, assegurou o atacante Jô,artilheiro do time na temporada. 

Corinthians vive grande momento Foto: Gabriela Bilo|Estadão

Organização é a chave para buscar a taça. 

Entrosamento é a palavra-chave para o Corinthians conseguir manter o ritmo intenso no Campeonato Brasileiroe também levar adiante a disputa da Copa Sul-Americana. Com um elenco sem estrelas, mas muito bemorganizado taticamente, o técnico Fábio Carille espera conduzir a equipe para mais conquistas, além dotítulo do Campeonato Paulista.

Publicidade

Nos jogos disputados pela equipe corintiana na Sul-Americana e em alguns confrontos pelo Brasileiro,Carille precisou mexer na formação que ele considera ideal (Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e GuilhermeArana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Jadson e Romero; Jô). Mesmo assim o time não perdeu o embalo. 

Um dos seus segredos para conseguir manter o nível elevado em campo é treinar da mesma forma com os atletasreservas. Isso ele aprendeu com Tite. Por isso, mesmo escalando uma formação mista no segundo jogo contra oPatriotas, pela segunda fase do torneio, o Corinthians venceu sem grandes dificuldades por 2 a 0. 

Prova de que a rotatividade vem dando certo é que, dos 30 jogadores inscritos pelo Corinthians, Carille jácontou com 22 nos quatro primeiros jogos da Sul-Americana. “Trabalhamos de uma forma em que todos precisamse preparar, pois a oportunidade pode chegar a qualquer momento”, explicou o comandante corintiano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.