Nuno Guimarães/Framephoto
Nuno Guimarães/Framephoto

Cueva brilha e São Paulo elimina o ABC na Copa do Brasil

Peruano faz gol do Tricolor em empate por 1 a 1, fora de casa

Paulo Favero, O Estado de S.Paulo

15 Março 2017 | 21h27

O meia Cueva voltou ao São Paulo após se recuperar de lesão e foi fundamental para ajudar o time a avançar na Copa do Brasil. O jogador fez o gol no empate por 1 a 1, contra o ABC, em Natal, que garantiu a classificação após a vitória por 3 a 1 no jogo de ida, semana passada, no Morumbi. O próximo adversário da equipe na competição será definido em sorteio.

Logo no primeiro minuto, o time da casa abriu o placar e colocou mais pressão no jogo, pois bastava mais um gol que ficaria com a classificação. Na jogada, em cobrança de escanteio, Márcio Passos aproveitou bobeira da defesa e cabeceou sozinho, sem chance para o goleiro Denis.

O São Paulo sentiu o golpe e sabia que o rival viria para cima. Só que aos poucos o time paulista foi se encontrando na partida, evitando a pressão e passou a dominar a posse de bola. E para ter sucesso sabia que dependia de uma boa atuação do peruano Cueva, que não estava 100% e fez muita falta na derrota por 3 a 0 para o Palmeiras no sábado.

E foi dos pés do peruano que o São Paulo passou a incomodar. O jogador era vigiado de perto pelos marcadores do ABC, muitas vezes era caçado em campo, mas tinha talento para se livrar dos pontapés rivais e levar perigo. Depois do gol do time potiguar, Cueva quase empatou em um chute de dentro da área, mas Levy salvou.

A partida era bem disputada e, apesar de tecnicamente superior ao rival, o São Paulo não conseguia impor seu ritmo. Criticado pela torcida, o goleiro Denis fez uma ótima defesa, aos 33 minutos, numa cabeçada de Nando, salvando o tricolor de tomar o segundo gol. Pouco depois, Cueva lançou Gilberto, que limpou o marcador e tocou de volta para o peruano, que mandou de bico e empatou o duelo.

No segundo tempo, o São Paulo passou a se defender mais atrás, sem pressionar tanto na frente, e aproveitou os contra-ataques para tentar matar o jogo. Os dois técnicos mexeram no time, principalmente Geninho, que mandou sua equipe para o ataque a fim de evitar a eliminação na competição nacional.

A defesa do São Paulo, com Lugano e Lyanco (Rodrigo Caio saiu machucado ainda no primeiro tempo), dava conta do recado. Gilberto, de cavadinha, quase fez o segundo do time, mas o goleiro Edson defendeu. Em outro contra-ataque, Lucas Fernandes ficou na frente do goleiro. Poderia ter tocado para Gilberto, livre, mas arriscou duas vezes e Edson salvou.

Nos minutos finais, o ABC apertou e tentou ficar à frente do marcador novamente. O São Paulo se defendeu, tomou bola na trave, os zagueiros deram chutão e Denis evitou um novo gol do time potiguar. O resultado garantiu o time paulista na quarta fase da Copa do Brasil e deu tranquilidade para o próximo jogo, contra o Ituano, sábado, pelo Campeonato Paulista, no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

ABC 1 x 1 SÃO PAULO

ABC: Edson; Levy, Oswaldo, Cleiton e Romano (Marquinhos); Márcio Passos, Felipe Guedes, Gegê (Caio Mancha) e Echeverría (Dalberto); Erivélton e Nando. Técnico: Geninho.

SÃO PAULO: Denis; Buffarini, Lugano, Rodrigo Caio (Lyanco) e Júnior Tavares; João Schmidt, Thiago Mendes e Cícero; Wellington Nem (Luiz Araújo), Gilberto e Cueva (Lucas Fernandes). Técnico: Rogério Ceni.

Gols: Márcio Passos, a 1, e Cueva, aos 37 minutos do 1º tempo.

Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

Cartões amarelos: Felipe Guedes, Márcio Passos, Echeverría, Cleiton, Dalberto, João Schmidt, Cueva, Júnior Tavares e Lucas Fernandes.

Renda: R$ 375.170,00.

Público: 15.016 torcedores.

Local: Frasqueirão, em Natal (RN).

Notícias relacionadas

Encontrou algum erro? Entre em contato

0 Comentários

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.