Defesas de Banks, Leão e Marcos entraram para a história das Copas

Lista das maiores defesas dos Mundiais traz ainda Buffon, Zoff, Yashin, Taffarel, Dasaev, Kahn e Casillas; relembre os lances

PUBLICIDADE

Por Diego Salgado
Atualização:

O mexicano Guillermo Ochoa foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do confronto entre Brasil e México disputado nesta terça-feira. O goleiro fez pelo menos seis defesas difíceis na abertura da segunda rodada da Copa do Mundo. Aos 25 minutos do primeiro tempo, salvou um gol certo de Neymar, que cabeceou para baixo após cruzamento de Daniel Alves. A bola, no canto, foi espalmada pelo arqueiro do México, que garantiu o empate por 0 a 0 em Fortaleza.

PUBLICIDADE

A defesa, a mais impressionante do Mundial 2014 até aqui, estará, certamente, na lista das melhores da competição. Na história da competição, outros lances tiveram os goleiros comoprotagonistas. A defesa do inglês Gordon Banks contra o Brasil, na Copa de 1970, é considerada por muitos como a mais de todos os tempos.

Três defesas de goleiros brasileiros estão entre as melhores. Leão, pelo lance contra a Holanda na Copa de 1974. Taffarel, no Mundial de 1998, também diante dos holandeses. EMarcos, no milagre feito na final da Copa 2002, após falta batida por Neuville. 

A lista das maiores defesas das Copas também traz os italianos Buffon e Zoff, além de Dasaev e Yashin, da União Soviética, Kahn, da Alemanha, e Casillas, o atual goleiro da seleção campeã mundial. 

Confira a lista com as melhores defesas das Copas:

Gordon Banks - Brasil 1 x 0 Inglaterra - 1970

Leão - Brasil 0 x 2 Holanda - 1974

Publicidade

Dasaev - URSS 2 x 2 Escócia - 1982

O melhor jogador da União Soviética na Copa da Espanha fez milagre contra a Escócia, na última rodada do Grupo F. A defesa no canto esquerdo, realizada apóscabeçada de Jordan, foi fundamental para a classificação para a segunda fase.

Oliver Kahn - 2002

O goleiro alemão foi considerado o melhor jogador da Copa do Japão e da Coreia do Sul. O jogador fechou o gol até a final contra o Brasil. Na decisão, antesde dar rebote no chute de Rivaldo, salvou um gol de Ronaldo na pequena área. Kahn também fez milagre contra Irlanda, Paraguai, Estados Unidos e Coreia doSul.

Buffon - Itália 1 x 1 França - 2006

Taffarel - Brasil 1 x 1 Holanda - 1998 

Zoff - Brasil 2 x 3 Itália - 1982

Publicidade

Lev Yashin - Alemanha 2 x 1 União Soviética - 1966

Marcos - Brasil 2 x 0 Alemanha - 2002

Casillas - Espanha 1 x 0 Holanda - 2010

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.