Dez jogadores da base que podem representar o futuro do Barcelona

Conheça alguns dos muitos candidatos ao posto de 'novo Messi'

PUBLICIDADE

Por Igor Ferraz
Atualização:

Vencedor da tríplice coroa na temporada 2014-2015, o Barcelona se mostra cada vez mais como o clube 'sensação' dos últimos anos. O sucesso da equipe passa pelas categorias de base, a famosa La Masía, ou, como é popularmente conhecida, 'La Cantera'. Lá, foram formados jogadores como Lionel Messi, Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, Cesc Fábregas, Carles Puyol, Pedro Rodríguez, Sergio Busquets, entre tantos outros.

PUBLICIDADE

Na Masía, os jogadores, desde muito jovens, são obrigados a conciliar os treinos com os estudos e aprendem o 'jeito Barcelona' de jogar. Ao local, é dada muita importância a respeito do título mundial da Espanha em 2010. Nos últimos anos, jogadores das mais diversas nacionalidades vêm adentrando a base do clube e se postulando como sucessores de Messi e dos atuais ídolos do Barça.

Conheça 10 jovens atletas da 'Cantera' que podem ser os substitutos da geração de Messi e companhia.

A depender da base, o Barcelona continuará bem servido mesmodepois da atual geração Foto: Montagem/Estadão

1. Munir El Haddadi

O hispano-marroquino Munir El Haddadi é tratado como uma das maiores jóias do Barcelona e uma das grandes promessas do futebol mundial. Aos 19 anos, o atacante teve suas chances no time principal no início da temporada, ganhando atenção especial do técnico Luis Enrique. 

2. Sergi Samper

Sergi Samper, de 20 anos, atua em uma área do campo similar e tem um estilo parecido com o do ídolo Xavi (inclusive, veste a camisa 6 do Barcelona B e é apontado como sucessor do meia), podendo jogar tanto como volante como meia central. Nascido na própria Barcelona, ele veste as cores do clube desde os seis anos. Entre suas qualidades, destacam-se o passe, a velocidade e o drible. 

Publicidade

3. Lee Seung-Woo

É difícil de imaginar, mas um sul-coreano desponta como candidato a grande estrela do futebol mundial nos próximos anos. Lee Seung-Woo, de 17 anos, é um dos postulantes a 'novo Messi'. Porém, o atacante está impedido de disputar jogos oficiais até completar 18 anos, que acontecerá em janeiro do ano que vem, por conta da sanção imposta pela Uefa ao Barcelona: está listado entre os 9 jovens jogadores contratados pelo Barcelona em moldes irregulares. 

4. Alen Halilovic

O meia Alen Halilovic é apontado como a maior revelação do futebol croata nos últimos tempos. Prestes a completar 19 anos, o jogador pertence ao Barcelona desde julho do ano passado, quando foi trazido do Dinamo Zagreb. Em 2013, se tornou, aos 16 anos, o jogador mais jovem a balançar as redes na história do Campeonato Croata e também o mais jovem a atuar na seleção do país. É mais um a ter o título de 'novo Messi'.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

5. Gerard Deulofeu

Nos anos em que atuou na Cantera e no Barcelona B, a genialidade de Gerard Deulofeu passou a ser inquestionável. O ponta era mais do que acostumado a marcar golaços e a liderar a equipe ofensivamente. Artilheiro, dono de dribles desconcertantes e de grande explosão, o espanhol despontava como o grande candidato a sucessor de Lionel Messi. Em duas temporadas no Barça B (entre 2011 e 2013), marcou 27 gols em 68 jogos jogando a segunda divisão da Espanha.

6. Jean Marie Dongou

Publicidade

Em 2008, o camaronês Jean Marie Dongou chegou ao Barcelona aos 13 anos, trazido da fundação de Samuel Eto'o no país africano. Centroavante de muita força física, velocidade e faro de gol, lembra muito o estilo do atacante que fez sucesso na equipe entre 2004 e 2009. Fez sua primeira aparição pelo Barça em 6 de dezembro de 2013, quando entrou no decorrer da partida contra o Cartagena, pela Copa do Rei, e fechou o placar de 4 a 1.

7. Rafinha Alcântara

Talvez a 'promessa' que mais se aproxime de realidade na lista seja Rafinha Alcântara, irmão de Thiago (atualmente jogador do Bayern) e filho do tetracampeão Mazinho. Ao contrário do irmão, Rafinha escolheu defender a seleção brasileira, tem passagens pela base e está, inclusive, na lista de suplentes de Dunga para a Copa América. 

8. Sergi Roberto

9. Sandro Ramírez

10. Álex Grimaldo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.