Diante do Grêmio, Corinthians tenta salvar a temporada

Vitória em Itaquera, às 19h30, deixa time de Mano Menezes muito perto de uma vaga na Libertadores porque 'elimina' um rival direto

PUBLICIDADE

Foto do author Vitor Marques
Por Vitor Marques
Atualização:

Se vencer o Grêmio em Itaquera, às 19h30, o Corinthians coloca um pé na Libertadores de 2015, algo que há três rodadas parecia impossível. Tudo mudou com a série de três vitórias consecutivas, feito inédito neste Campeonato Brasileirão. Os nove pontos conquistados em sequência, aliado a uma combinação de resultados, consolidaram o time no G-4. E nessa disputa acirrada, o Grêmio de Felipão é um dos rivais diretos do time do também gaúcho Mano Menezes.

Três pontos (63 a 60) separam as equipes na tabela. O Corinthians está à frente do Grêmio e as previsões indicam que o time de Mano precisa conquistar ao menos 4 pontos nos três últimos jogos para garantir um lugar na Libertadores. O treinador não deu muita bola aos cálculos e à matemática. 

Guerrero, artilheiro do time no Brasileiro, volta contra o Grêmio Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

“Eu não gosto de fazer contas. Gosto é de vitórias. E falam em 4 pontos para vaga. Mas depende de quando você fará os 4 pontos. Se fizermos depois, não somando nenhum contra o Grêmio, talvez não dê. É preciso cuidado com a matemática”, afirmou Mano Menezes.

A frase dele só reforça que o jogo deste domingo é encarado como uma decisão para o Corinthians. O cenário se desenhava favorável. Passado o trauma da inauguração (a derrota para o então Figueirense), o time não perdeu mais em Itaquera. São sete vitórias e cinco empates pelo Brasileirão. A torcida cumprirá seu papel e vai lotar a nova arena: 30 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente e o jogo poderá bater o recorde de público no estádio pós-Copa do Mundo (34.899).

Dentro de campo, Guerrero, artilheiro do time com 10 gols, está de volta. Ainda que pesem as vitórias contra Bahia e Goiás sem o peruano, o Corinthians é nitidamente uma equipe superior quando ele joga. “Nós nos sentimos mais confiantes com o Guerrero”, disse Mano. “Ele é experiente, vive um bom momento, mas só isso não basta. Temos de pensar em ser melhor como equipe.”

O time deverá estar completo. Fábio Santos e Anderson Martins, que se recuperavam de lesão, eram as únicas dúvidas. Mas dada a importância do jogo devem jogar. Petros volta de suspensão e o meio de campo estará completo. O Corinthians espera um jogo de marcação, pegado e de paciência. Mano não acredita que seu time terá tanto espaço para atacar e jogar na velocidade, pelo menos não no início do jogo.

Daí a importância que Guerrero terá em puxar a marcação e abrir espaços importantes na defesa para Renato Augusto e principalmente para Malcom. Por causa da viagem que fez até Belém, Mano só teve o sábado para treinar a equipe para o jogo deste domingo.

Publicidade

BARCOS JOGAJá o Grêmio teve até um dia a menos para descansar porque o time jogou na quinta à noite. E não foi nada bem. Perdeu para o Cruzeiro, de virada, por 2 a 1, e deu a chance para o Corinthians abrir os três pontos de vantagem.

O atacante Barcos, com dores no pé direito, deixou o treino de sexta-feira mancando, mas Felipão não tem dúvidas que o argentino irá para o jogo. Fellipe Bastos retorna à equipe depois de cumprir suspensão. Já o zagueiro Pedro Geromel e o lateral-direito Pará estão suspensos porque receberam o terceiro cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA:Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Malcom e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodrigues, Bressan, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Riveros, Ramiro e Luan; Dudu e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.Juiz: Ricardo Marques Ribeiro.Local: Arena Corinthians.Horário: 19h30.Transmissão: Pay-per-view. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.