PUBLICIDADE

Publicidade

Em 2006 e 2010, líderes na pausa da Copa não ganharam o Brasileirão

Cruzeiro e Corinthians perderam a primeira colocação para São Paulo e Fluminense, respectivamente, na retomada das partidas

Por Diego Salgado
Atualização:

SÃO PAULO - Ocupar a primeira colocação do Campeonato Brasileiro antes da parada para a disputa da Copa do Mundo não levou os líderes provisórios à conquista do título ao término do torneio. Em 2006, o Cruzeiro despencou para a 10.ª colocação na retomada dos jogos após o Mundial da Alemanha. Quatro anos depois, oCorinthians não conseguiu manter a liderança e fechou a participação no terceiro lugar.

O campeão de 2006, São Paulo, estava a um ponto do primeiro colocado, ocupando a terceira posição - o time de Muricy Ramalho somou 20 pontos nas dezprimeiras rodadas. Depois, o time melhorou o desempenho para conquistar o primeiro dos três títulos brasileiros seguidos. O Internacional, que naquele anosuperou o time paulista na Libertadores, manteve a segunda colocação (tinha 21 pontos e fechou o torneio com 69 pontos).

Corinthians ocupa a terceira colocação do Brasileirão após a disputa de nove rodadas Foto: Clayton de Souza/Estadão

PUBLICIDADE

Na edição de 2010, o Corinthians era o líder na sétima rodada, quando o Brasileirão foi interrompido para a disputa da Copa da África do Sul. Na sequência,após a saída de Mano Menezes, a passagem de Adilson Batista e a chegada de Tite, o time corintiano caiu para o terceiro lugar, ficando atrás de Cruzeiro eFluminense. A equipe mineira, por sua vez, saltou da 11.ª posição (nove pontos em sete jogos) para a vice-liderança, com 69 pontos.

Nas rodadas disputadas antes do Mundial 2010, o Ceará fez grande campanha e chegou a somar 17 pontos em 21 possíveis. No retorno ao campeonato, porém, o timecearense fez apenas 30 pontos em 31 jogos. Com o baixo aproveitamento, a equipe terminou na 12.ª colocação, com 47 pontos.

G-4. Dos quatro primeiros colocados do Brasileirão 2006 até a pausa para a Copa, dois conseguiram manter a posição: Inter e São Paulo. Já Cruzeiro e Fluminensederam lugar a Grêmio e Santos. O time gaúcho saiu da 12.ª posição para alcançar a vaga na Libertadores. Os santistas mantiveram a boa campanha, saindo daquinta para a quarta colocação.

Em 2010, Fluminense e Corinthians continuaram no G-4 (Ceará e Santos perderam as vagas) e ganharam a companhia de Cruzeiro e Grêmio, que conseguiram melhordesempenho após a Copa do Mundo - eram 11.º e 12.º colocados, respectivamente.

Descenso. A zona de rebaixamento também apresentou mudanças nas duas edições. Em 2006, Corinthians e Palmeiras estavam entre os quatro piores times do campeonato antesda pausa. O time palmeirense, com apenas quatro pontos, brigou até o fim e conseguiu ficar na 16.ª posição. O Corinthians fechou a participação em nonolugar, com 53 pontos. Ponte Preta e São Caetano "herdaram" as vagas na zona de descenso. Fortaleza e Santa Cruz, por sua vez, não conseguiram a recuperação.

Publicidade

Em 2010, três mudanças em relação à primeira etapa do Brasileirão: Atlético-MG (17.º), Vasco (19.º) e Atlético-GO (20.º) deram lugar a Vitória, Guarani eGoiás. O time de Campinas era o quinto colocado antes da parada da Copa. O goiano, sétimo. O Grêmio Prudente, 18.º, ficou na zona de rebaixamento durantetodo o campeonato e não conseguiu se recuperar.

Brasileirão 2014. No campeonato deste ano, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e São Paulo, nessa ordem, ocupam as quatro primeiras posições. Inter, Grêmio, Goiás, Atlético-MG,Santos e Palmeiras completam as dez primeiras posições. O Z-4 tem Coritiba, Vitória e Flamengo (todos com sete pontos), além do Figueirense. 

2006 até a parada da Copa (10.ª rodada) 1.º Cruzeiro 2.º Inter 3.º São Paulo 4.º Fluminense 17.º Fortaleza 18.º Corinthians 19.º Palmeiras 20.º Santa Cruz

2006 após 38 rodadas 1.º São Paulo 2.º Inter 3.º Grêmio 4.º Santos 17.º Ponte Preta 18.º Fortaleza 19.º São Caetano 20.º Santa Cruz

2010 até a parada da Copa (7.ª rodada) 1.º Corinthians 2.º Ceará 3.º Fluminense 4.º Santos 17.º Atlético-MG 18.º Grêmio Prudente 19.º Vasco 20.º Atlético-GO

2010 após 38 rodadas 1.º Fluminense 2.º Cruzeiro 3.º Corinthians 4.º Grêmio 17.º Vitória 18.º Guarani 19.º Goiás 20.º Grêmio Prudente

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.