1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Em 2013, São Paulo foi a cidade com maior média de público em jogos do Brasil

O Estado de S. Paulo

06 Março 2014 | 11h 48

Levantamento mostra que poucos municípios no País concentram parte da renda e de torcedores nos estádios

SÃO PAULO - Com população estimada em 11 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de São Paulo levou vários apaixonados aos estádios em 2013. Por causa do tamanho de sua população, o município foi o que apresentou a melhor média de público no futebol nacional. Pesquisa feita pela Pluri Consultoria mostra que a média de público na capital paulista foi de 18.920 pagantes na temporada passada.

Abaixo de São Paulo, Porto Alegre ficou na segunda posição, com média de 16.780 pessoas. Em terceiro lugar, está Araraquara, com 16.194 pagantes. A alta posição no ranking da cidade do interior de São Paulo se deve aos dois jogos realizados pelo Corinthians no Estádio Fonte Luminosa, contra Santos e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

Em relação ao público total de torcedores, São Paulo também está na frente das concorrentes. Das 123 partidas oficiais realizadas em 2013, 2,327 milhões de pessoas compareceram aos estádios do município. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 1,618 milhão de torcedores, acompanhado de Recife (1,398 milhão), Belo Horizonte (1,388 milhão) e Salvador (868 mil).

Além de Araraquara, outra cidade sem tradição no futebol que ficou evidenciada foi Brasília. A capital Federal tem a 6ª melhor média de público, com 13.168 torcedores. Além disso, o município também possui a maior média de renda. Ao todo, os jogos de times como Flamengo, Santos, Vasco e Corinthians renderam um total de R$ 951.223,00 por partida.

RETROSPECTO NEGATIVO

Mesmo reconhecido como o País do futebol, a média de público no Brasil ainda é baixa. Levando-se em consideração os 5.570 municípios brasileiros, somente 217 tiveram jogos profissionais, sendo que apenas 30 cidades concentraram 84% do público e 90% da renda adquirida. Dos 217 municípios pesquisados pela consultoria, Rio Preto da Eva, no Amazonas, está na pior colocação, com uma média de apenas 106 torcedores por jogo.

CIDADES-SEDE DA COPA

A diferenças também são equiparadas quando leva-se em consideração as cidades-sede da Copa do Mundo. A média de São Paulo, a mais bem colocada, se distancia da pior no ranking, que é Cuiabá, na 122ª posição. Ao todo, os estádios da capital mato-grossense receberam média de 805 pessoas por partida. Outra cidade má colocada entre as sedes do Mundial é Manaus. A capital do Amazonas está na 107ª colocação, com 1.015 torcedores por jogos em 2013. 

RANKING DE PÚBLICO E RENDA POR CIDADE EM 2013

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo