1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Em alta, Holanda enfrenta a Austrália em busca da classificação

Sergio Torres - O Estado de S. Paulo

17 Junho 2014 | 22h 46

Técnico Van Gaal quer dois gols no primeiro tempo para, depois, administrar o resultado e poupar os jogadores da equipe holandesa

A seleção da Holanda quer logo definir a presença nas oitavas de final da Copa do Mundo. Para a partida desta quarta-feira contra a Austrália, teoricamente a mais fraca equipe do Grupo B, os holandeses, que encantaram na primeira rodada ao golear a campeã Espanha por 5 a 1, mudarão a estratégia.

Nos treinos realizados desde a estreia, o treinador Louis van Gaal testou marcar o adversário sob pressão. Planeja acuar a defesa australiana desde o começo e resolver o jogo já no primeiro tempo. Se for mesmo implantada, a tática representará uma mudança expressiva em relação ao comportamento da equipe holandesa na espetacular vitória em Salvador. 

Naquele jogo, Van Gaal montou um time defensivo, que foi dominado pela Espanha na maior parte do primeiro tempo. Após o empate, que veio ao final daquela etapa, o treinador liberou o time e a consequência foi o massacre sobre os espanhóis no segundo tempo, quando marcou quatro gols.

Damien Meyer/AFP
Robben marcou dois gols na primeira partida da Holanda na Copa do Mundo

Van Gaal pretende garantir uma vantagem no início do jogo. A seleção holandesa vai para a frente assim que a bola rolar. Se fizer pelo menos dois gols na primeira etapa, a Holanda tende a administrar a partida no tempo final, sem cansar demais os jogadores.

Caso a classificação fique garantida nesta segunda rodada – hipótese muito provável em caso de vitória e consolidada se o Chile também vencer a Espanha hoje –, o treinador Louis van Gaal estuda entrar com um time misto na última partida da primeira fase do Mundial, contra a seleção chilena.

Os jogadores holandeses estão sem descanso desde o final de temporada das competições europeias. Um dos craques do time, autor de dois gols contra a Espanha, o atacante Arjen Robben, de 30 anos, tem um histórico de contusões musculares. 

Velocista, Robben poderá ser poupado contra o Chile, o que abrirá chance para dois atacantes reservas, os veteranos Dirk Kuyt (na terceira Copa do Mundo) e Klaas Huntellar (segunda Copa).

O parceiro de Robben no ataque arrasador do primeiro jogo é o capitão Robin van Persie, de 30 anos. Autor de dois gols contra a Espanha, o avante também chegou ao Brasil com lesão na virilha. É outro, que, dependendo das circunstâncias da rodada final do Grupo B, ficaria de fora.

O volante titular Jonathan de Guzman, de 27 anos, é mais um que Van Gaal, por precaução, poderá poupar caso a classificação esteja garantida. O jogador ficou de fora dos treinamentos iniciais no Rio, por causa de contusão muscular, problema crônico que o afeta desde a disputa das Eliminatórias em 2013.

A seleção australiana entra na partida de hoje como azarão. Sua estreia foi ruim, pois perdeu para o Chile por 3 a 1. A julgar pelo rendimento das duas seleções na primeira rodada do Mundial, nada mais improvável que uma vitória da Austrália – ou até mesmo um empate.

O técnico Ange Postecoglou, em entrevista em Porto Alegre, ontem, disse não admitir que seu time jogue retrancado, pois só a vitória interessa aos australianos. Até um empate, dependendo dos outros resultados, poderá eliminar a Austrália já nesta segunda partida. 

"Agora temos de ser mais fortes defensivamente, pois eles têm um ataque muito perigoso. Será um grande desafio para nós segurarmos o ataque deles. Por outro lado, se nos defendermos por 90 minutos, será um resultado insatisfatório. É bom ter um ataque forte e uma defesa forte, o que mostramos contra o Chile. Queremos uma defesa forte e trabalhar bem no ataque", disse o treinador australiano.

AUSTRÁLIA x HOLANDA

AUSTRÁLIA - Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak, Leckie e Bresciano; Oar e Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.

HOLANDA  - Cillessen; Vlaar, De Vrij e Martins Indi; Janmaat, De Guzman, De Jong, Sneijder e Blind; Robben e Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.

Juiz - Djamel Haimouudi (ALG)

Local - Beira-Rio

Horário - 13h

Transmissão - Globo, Band, ESPN Brasil, SporTV, Fox Sports e Bandsports

Copa 2014