Publicidade

Escolas de Mogi das Cruzes ganham almoço belga na merenda

Com a presença do país europeu na cidade, prefeitura muda cardápio na rede municipal e inclui prato típico feito com batatas

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

Enquanto a seleção treina em Mogi das Cruzes, a Bélgica virou objeto de estudo para os cerca de 40 mil alunos da rede municipal de ensino. As crianças de até dez anos de idade passaram a ter contato com a história, cultura e pontos turísticos do país no conteúdo das aulas e até na hora da merenda.

PUBLICIDADE

Na semana passada, uma das refeições oferecidas aos estudantes no almoço foi stoemp. O prato típico de Bruxelas é feito com batatas amassadas acompanhado de linguiça e cenoura. "Quando Mogi das Cruzes, foi escolhida como a cidade belga na Copa, lançamos uma cartilha para as crianças com comparação de símbolos, história, monumentos e brasões entre nossa cidade e o país deles", contou o prefeito do município, Marco Aurélio Bertaiolli.

A ideia é fazer da Copa do Mundo o início de um vínculo com os europeus. O prefeito contou que tem se reunido com o cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt, para estabelecer mais relações cooperativas, entre elas, a escolha de uma cidade belga para ser o destino de programas de intercâmbio.

Crianças da rede municipal já tiveram prato belga no almoço Foto: Ciro Campos/Estadão

A programação belga nas escolas incluiu ainda a visita de 300 estudantes ao treino da equipe na última sexta-feira, convite que partiu do próprio técnico belga, Marc Wilmots. As crianças são alunas de nove escolas de localidades vizinhas ao resort onde a Bélgica está concentrada. Em geral, são regiões mais pobres e afastadas da cidade, como o distrito de Jundiapeba.

O grupo levou as bandeiras tricolores do país e tirou fotos dos jogadores. Hazard foi o principal alvo dos gritos dos fãs mirins, mas apesar dos apelos, pouco correspondeu. O clima da Copa fez a proximidade entre Mogi das Cruzes e o país se estender também para outros segmentos da cidade, como os restaurantes.

Em junho, os estabelecimentos estão fazendo o festival de cervejas belgas. A próxima programação prevista será o festival gastronômico. "Queremos fazer um tratado de irmandade com alguma cidade belga para ajudar nosso desenvolvimento. Mogi das Cruzes tem algumas carências e acreditamos que essa experiência com a Bélgica pode nos ajudar", disse o prefeito.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.