PUBLICIDADE

Publicidade

Espanha e Holanda se enfrentaram apenas uma vez em Copas

Em 84 anos de história da competição, as seleções dividiram o gramado apenas em 2010, na final do Mundial sul-africano

Por Diego Salgado
Atualização:

Espanha e Holanda se enfrentaram apenas uma vez em toda a história da Copa do Mundo. Há quatro anos, o confronto, que acabou com vitória da seleção espanhola por 1 a 0, decidiu o título da Copa do Mundo da África do Sul. Na partida disputada no dia 11 de julho de 2010, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, Iniesta marcou, aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, o gol mais importante da história do futebol espanhol.

PUBLICIDADE

A Espanha, campeã da Eurocopa 2008 e dona do futebol mais regular da Copa 2010, chegou à sua primeira final de Mundial após derrotar a Alemanha por 1 a 0 na semifinal. A Holanda, por sua vez, bateu o Uruguai para disputar a terceira final na competição – como em 2010, acabou com o vice em 1974 e 1978. No caminho até a decisão, eliminou o Brasil ao fazer 2 a 1 nas quartas de final.

A grande final. O time de Vicente del Bosque começou melhor e quase abriu o placar com Sergio Ramos logo aos seis minutos de jogo. A Holanda, com menos posse de bola, chegou poucas vezes à área espanhola. A melhor chance, entretanto, foi holandesa. Aos 15 minutos do segundo tempo, Sneijder lançou Robben no campo de ataque. Cara a cara com Casillas, o atacante holandês desperdiçou o lance ao bater em cima do goleiro da Espanha.

Espanha e Holanda decidiram no Soccer City o título da Copa 2010 Foto: Joanne Roriz/Estadão

O gol espanhol saiu quando a final já se encaminhava para a decisão por pênaltis. Torres recebeu pela esquerda e lançou na área. Van der Vaart afastou mal e a bola sobrou para Fàbregas, que serviu Iniesta na área. O camisa 6 matou de perna direita e tocou na saída do goleiro para fazer o gol do título.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.