1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Ex-atacante, Erik Durm é opção para defesa da Alemanha

ERIK KIRSCHBAUM - REUTERS

13 Junho 2014 | 16h 52

O alemão Erik Durm era um atacante apagado jogando na terceira divisão do futebol alemão no ano passado até o técnico da Borussia Dortmund ter feito dele um defensor.

O jogador de 22 anos nem mesmo estava no radar do técnico da seleção alemã, Joachim Loew , até recentemente, mas sua jornada fantástica rumo à Copa do Mundo pode até mesmo levá-lo para o time titular.

O veloz Durm foi convocado após algumas excelentes participações na Liga dos Campeões, incluindo o sucesso em anular Gareth Bale nas vitória de 2x0 nas quartas de final contra o Real Madrid em abril.

O lateral esquerda de 1,83 metro, então, frustrou completamente Arjen Robben, do Bayern de Munique, na vitória do Dortmund por 3x0 quatro dias depois, ganhando elogios por sua tenacidade na defesa contra os principais atacantes do campeonato alemão.

Durm foi a convocação surpresa de Loew em maio. Embora tenha apenas uma participação pela seleção alemã --uma grande partida no empate de 2x2 com Camarões em 1o de junho-- ele pode acabar jogando nas partidas contra Portugal, Gana e Estados Unidos pelo Grupo G, especialmente se Loew quiser dar ainda mais poder ofensivo à seleção alemã.

"Eu fui um atacante por 15 anos e ainda amo correr para o ataque", disse Durm a repórteres na concentração alemã nesta sexta-feira.

"Mas sei que sou um defensor e que o objetivo é evitar gols. Mas eu vou sempre tentar atacar sempre que puder", acrescentou.

Loew não deu respostas claras sobre se Durm começará jogando na partida de abertura na segunda-feira pelo Grupo G contra Portugal, mas Durm e Benedikt Hoewedes, do clube alemão Schalke, estão brigando pela posição de lateral esquerdo.