Publicidade

Federação Cearense de futebol promete apurar suposta manipulação

Jogo entre Itapipoca e Icasa é suspeito de ter sido fraudado

PUBLICIDADE

Por Carmem Pompeu
Atualização:

A Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou, nesta quinta (7), nota sobre a suspeita de manipulação de resultado da partida Itapipoca 4 x 0 Icasa, no dia 25 de março, pela Série A do Campeonato Cearense 2016. A denúncia veio a público com a Operação Game Over, deflagrada ontem pela Polícia Civil, que apura esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol. Caso seja comprovada a interferência no resultado da partida, haverá impacto no futebol cearense, provocando mudanças no estadual de 2017.

Por meio da nota, a FCF, informou que acompanhará o desenrolar das investigações sobre o caso e se coloca à disposição dos órgãos responsáveis para qualquer colaboração ou esclarecimento necessário. A Diretoria Jurídica da FCF ficará responsável pelo acompanhamento dos desdobramentos das investigações e ações da Polícia Civil em qualquer assunto relacionado a manipulação de resultado em jogos de competições chanceladas pela Entidade.

Policia Civil investiga manipulação de resultados no futebol Foto: Reprodução BBC

PUBLICIDADE

"A Federação repudia qualquer tipo de atitude que vise manipular resultados de jogos. Como o fato se encontra em fase investigativa, a postura da Federação Cearense de Futebol é de analisar a tramitação da investigação e se colocar absolutamente sentinela a avaliar o eventual surgimento de provas. Caso existam, a Federação Cearense de Futebol, logicamente, ativará a Justiça Desportiva para apurar eventuais desvios de conduta, que, se comprovados, repercutirão no afastamento dos envolvidos. 

Por enquanto, a Federação aguarda o desfecho das investigações para depois adotar as medidas cabíveis", pontuou o Diretor Jurídico da FCF, Leandro Vasques.

Os dirigentes da entidade afirmaram que prezam pela lisura, honradez e honestidade na gestão do futebol cearense e que a Federação não se omitirá, em qualquer tempo, de tomar medidas necessárias e cabíveis para coibir atitudes de natureza antidesportiva e ilegal.

Na partida Itapipoca x Icasa, válida pela penúltima rodada do quadrangular de rebaixamento da série A estadual, o Itapipoca precisava vencer com boa vantagem para tentar escapar da queda. O resultado teve influência direta na definição de rebaixados à série B do Cearense, já que o Itoca empatou em todos os critérios com o Quixadá e escapou por ter marcado um gol a mais. O Icasa, por sua vez, já havia sido rebaixado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.