Publicidade

Federação Paulista recebe comunicado que absolve Alecsandro de doping

Wada envia mensagem para oficializar que jogadores do Palmeiras está livre para atuar

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Federação Paulista de Futebol (FPF) recebeu nesta sexta-feira da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) um comunicado que absolve o atacante Alecsandro, do Palmeiras, da acusação de doping. Na correspondência entregue à entidade estadual, o órgão atesta que o jogador não deve ser considerado culpado pelo uso de substâncias proibidas, pois uma reação química levou a amostra a apresentar resultado positivo.

Segundo nota oficial assinada pelo presidente da comissão de controle de doping da FPF, Fernando Solera, o caso do jogador, conforme relatado pela Wada, é inédito. "O Comitê científico da Wada reconheceu que a presença do metabólito da substância proibida Andarine na amostra do jogador seja a consequência do uso, pelo jogador, da loção contendo flutamida", diz o trecho do texto.

Alecsandro tinha recebidopunição de dois anos pelo doping Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

PUBLICIDADE

O jogador testou positivo em abril, durante jogo do Campeonato Paulista. O primeiro julgamento foi em 1º de agosto e terminou com a punição - suspensão de dois anos - a Alecsandro pela substância proibida O-Dephenylandarine no organismo. A defesa do atacante alegou que o componente apareceu na análise por ser fruto de uma reação química de produtos presentes em loções capilares.

"Há de se considerar que este é o primeiro caso relatado no mundo com esta interação metabólica em seres humanos", diz o comunicado. O último jogo de Alecsandro pelo Palmeiras foi no fim de julho, na derrota do time por 1 a 0 para o Atlético-MG, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.