1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Felipão e Regina Brandão tentam 'levantar' o capitão Thiago Silva

Robson Morelli - Enviado especial a Teresópolis - O Estado de S. Paulo

01 Julho 2014 | 10h 49

Depois do choro compulsivo no Mineirão, jogador é o primeiro da lista no divã da seleção

O capitão Thiago Silva começa a mostrar nesta terça-feira que está recuperado do abalo emocional que sofreu na partida contra o Chile, sábado, em Belo Horizonte. Sentado sobre a bola momentos antes das cobranças de pênaltis, o zagueiro desabou em prantos, nervoso e sensível que estava, quando se esperava dele uma reação mais positiva diante dos companheiros, a exemplo do que fez Paulinho. O volante, que perdeu posição para Fernandinho após a fase de grupos da Copa, assumiu o papel do capitão e incentivou a todos numa roda no meio de campo do Mineirão. Nem Felipão ousou interromper sua fala naquele momento.

Thiago Silva faz uma excelente Copa, é um dos melhores zagueiros da competição, mas "perdeu" sua condição de líder diante dos brasileiros. Sua liderança a partir de agora passa a ser apenas técnica, a não ser que se mostre mais fortalecido emocionalmente até o fim da disputa. Ele será um dos primeiros da lista da psicóloga Regina Brandão, chamada às pressas para trabalhar mais um pouquinho a cabeça dos jogadores da seleção.

Wilton Júnior/Estadão
Jogadores da seleção brasileira passam por momento de instabilidade emocional

Felipão reuniu o elenco após o jantar de segunda-feira para a primeira palestra sobre tudo o que aconteceu no Mineirão. E não foi pouco. Há muito trabalho entre a classificação diante do Chile e a partida de sexta-feira contra a Colômbia. O primeiro passo será baixar a adrenalina dos atletas, pedir mais controle emocional na hora do Hino Nacional, mas, sobretudo, em situações de jogo. A conclusão da comissão técnica é que esse sentimento à flor da pele de todos, representado no choro do capitão brasileiro, atrapalha o rendimento do time. Atrapalha a ponto de Felipão pedir socorro para Regina Brandão, que tem mapeado a condição psicológica de todos eles.

Felipão e Parreira não negam os problemas técnicos da equipe. Há alguns, sobretudo no meio de campo. Daniel Alves, embora tenha se saído melhor contra o Chile, assumindo a saída de bola pela direita, ainda não é o mesmo jogador que o Brasil teve em outras ocasiões. Da mesma forma, Oscar, o grande passador de bola e organizador de jogadas, prende-se à faixa lateral, ora pela direita, ora pela esquerda, e dali não sai quando o Brasil ataca. Joga preso à sua função tática, e não é isso que Felipão deseja. Com Oscar travado, a chance de Fred aparecer diminui.

MEIO-CAMPO

Felipão faz nesta terça-feira o primeiro treino com todos os jogadores e, como o tempo é curto, dará ênfase para essa movimentação, já anunciando ou dando pistas de quem usará na vaga de Luiz Gustavo, suspenso. Paulinho terá essa chance, embora o treinador prefira esperar o desempenho do jogador até quinta. Ramires também está na briga. Outra opção, menos treinada, é jogar com três defensores, dando chance a Henrique à frente da zaga.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo